Marabá, município do sudeste do Pará, tem gerado filhos que acabam alçando ‘voos’ mais altos, quer pela vida profissional, estudos, ou outros motivos. Mas Marabá tem um apego, como o carinho de uma mãe, que acaba fazendo com que muitos destes filhos voltem para casa. Um destes é o piloto de avião comercial comandante João Anastácio de Queiroz Neto. O nome soa bastante familiar para os moradores da cidade, João Anastácio que é nome de rua e de escola, esta localizada na Folha 16, Nova Marabá.

O piloto, filho de Marabá, tem uma das profissões mais importantes dos tempos modernos, e foi o primeiro brasileiro a pilotar o Airbus A380, o maior avião comercial do mundo. A rota que ele fez foi Dubai, nos Emirados Árabes para Guarulhos em São Paulo pela empresa Emirates. O fato aconteceu há sete anos, em março de 2017. 

Veja também:

João Anastácio Neto recebeu na quarta-feira (3) em uma sessão solene na Câmara Municipal de Marabá, uma homenagem pela passagem do aniversário de 111 anos de aniversário do município. Ele participou também na terça-feira (2) de uma entrevista na Rádio Clube FM 100,7 Mhz com o jornalista Nonato Dourado. Fazia 20 anos que ele não vinha a Marabá.

Nascido em Goiânia e criado em Marabá, aos 11 anos se mudou com a família para Belém, foi um dos mais jovens pilotos de Boeing 767 da TransBrasil, aos 19 anos. Pouco tempo depois recebeu o convite para trabalhar na Varig, onde voou como primeiro-oficial até 2006, até que decidiu deixar o país em busca de novas conquistas.

: João Anastácio Neto em pleno exercício da profissão, enchendo de orgulho a cidade de Marabá
📷 : João Anastácio Neto em pleno exercício da profissão, enchendo de orgulho a cidade de Marabá |Reprodução

"Fui convidado para ir para São Paulo e lá dei prosseguimento na carreira, nos cursos de formação”, explicou salientando que nessa época surgiu o desejo de conhecer a viação internacional.  “Naquela época não era uma coisa tão normal, haviam alguns amigos que tinham ido para a China, Holanda, poucos sabiam como fazer”, declarou.

Foi quando em 2007, surgiu a oportunidade de realizar esse sonho e ele partiu para os Emirados Árabes. “Fui morar em Dubai em 2007 e fiquei 13 anos lá, cheguei ao topo da minha carreira lá com o Airbus A380, a maior aeronave comercial do mundo, fiz o vôo inaugural para São Paulo que foi uma honra, um momento histórico”, disse.

João Anastácio Neto participou de entrevista na Rádio Clube FM 100,7 Mhz com Nonato Dourado
📷 João Anastácio Neto participou de entrevista na Rádio Clube FM 100,7 Mhz com Nonato Dourado |Rodrigo Campos/Dol Carajás

Com a chegada da pandemia em 2020, cerca de 80% dos pilotos foram enviados de volta para casa e João Anastácio Neto foi para Belo Horizonte (MG) onde hoje pilota para uma família mineira, o Bombardier Global 6000, avião executivo à altura do Airbus A 380 que também faz rotas intercontinentais.

Com o retorno para o Brasil, João Anastácio Neto agora pode voltar a Marabá, para visitar a mãe que está idosa, parentes e amigos. “Foi muito bom ter voltado, optei por morar em Belo Horizonte, mas claro que venho sempre a Marabá”, salientou.

MAIS ACESSADAS