O Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Marabá (CICCR) completa um ano de criação com uma atuação intensa, monitorando, desde operações policiais integradas, aos maiores eventos realizados na cidade. Ele que foi o primeiro Centro Integrado instalado fora da Região Metropolitana do Estado atende a estratégia de segurança pública do governo, sendo uma importante ferramenta de integração, que permite aos agentes de segurança atuarem de forma preventiva e repressiva.

Além do CICC regional, o Núcleo Integrado de Operações de Marabá (Niop) também completa um ano da adequação e modernização do seu novo espaço, onde já foram realizados mais de 170 mil atendimentos de urgência e emergência na região. Ambos abrigam o mesmo prédio localizado no KM-04 da Rodovia BR-230 (Transamazônica), na área do complexo do Batalhão Tocantins. 

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Ualame Machado, destaca a importância do Centro na Região do Baixo Tocantins que possui tecnologia e equipamentos de alta qualidade a serviço da segurança da região.

Veja também:

"Estamos completando um ano da criação do CICCR de Marabá, o nosso primeiro centro integrado fora de Belém, o que passa a ser também uma plataforma de atuação da segurança pública no Estado, com a criação de outros Centros Regionais. Em Marabá nós temos todas as tecnologias presentes e atuantes nos demais Centros que implantamos no Pará, a exemplo, das câmeras de reconhecimento facial, leitura de placas veiculares, monitoramento dos totens de segurança, além do atendimento especializado de urgência e emergência pelo canal do 190 e 193, com a possibilidade de reunir vários órgãos das esferas estaduais, municipais e federais e das operações integradas", pontuou o titular da Segup.

Em um ano, o CICCR de Marabá já foi ativado para a realização do monitoramento das provas de concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, em operações policiais integradas e para reuniões estratégicas entre a segurança pública e órgãos ambientais.

Urgência e emergência

O Niop de Marabá, ao longo de um ano do seu novo espaço e modernização das ações, realizou 175 mil atendimentos de urgência e emergência. De janeiro a dezembro de 2023 foram realizadas 210.377 chamadas ao Niop, destas 170.256 geraram ocorrências atendidas. 

O Niop de Marabá, ao longo de um ano do seu novo espaço e modernização das ações, realizou 175 mil atendimentos de urgência e emergência.
📷 O Niop de Marabá, ao longo de um ano do seu novo espaço e modernização das ações, realizou 175 mil atendimentos de urgência e emergência. |Reprodução

Em 2024, de janeiro a março, o número de chamadas atendidas foi de 5.662 ocorrências. Entre as principais ocorrências atendidas pelo Niop de Marabá, estão: perturbação da tranquilidade, violência doméstica, mediação de conflito, emergências clínicas, captura de animais, ameaças, incêndio e abordagem de pessoas em atitudes suspeitas.

"O Centro Integrado de Marabá realmente foi um avanço na segurança pública do Estado, juntamente com a integração e adequação do novo Niop da região, de onde estamos podendo atender com mais eficácia as ocorrências de urgência e emergência, e com isso oferecendo um serviço de qualidade para a população. Com essa estratégia de segurança bem sucedida pretendemos desenvolver outros Centros dessa natureza tendo em vista justamente os resultados que foram apresentados naquela região", finalizou Ualame Machado.

MAIS ACESSADAS