Em Marabá, sudeste do estado, o rio Tocantins registrou nesta quinta-feira (11) 9,42 metros, um aumento de 32 centímetros em relação ao dia anterior, colocando em alerta as equipes da Defesa Civil do município quantos às famílias que podem ser impactadas pela cheia.

Enquanto o rio Itacaiúnas tem uma oscilação entre 11 e 12 metros nos últimos dias e causa impacto em um maior número de pessoas neste ano. No último final de semana, cerca de 80 famílias dos balneários Taboquinha, Tacho, e dos bairros Carajás I, II, III, Filadélfia e Bairro da Paz, foram remanejadas para casas de parentes ou casas alugadas por elas próprias, uma vez que ainda não tem abrigos construídos.

“Continua o estado de alerta, agora em alerta máximo mesmo sobre o nível do Rio Tocantins porque o rio subindo represa mais o Itacaiúnas. A Defesa Civil vai intensificar em plantões para verificar porque o nível do rio está subindo tão rápido e também dar uma resposta para a comunidade”, ressalta Marcos Andrade, diretor da Defesa Civil do município.

Defesa Civil monitora situação dos rios em Marabá
📷 Defesa Civil monitora situação dos rios em Marabá |Secom

  • CONTEÚDO RELACIONADO:

Atualmente, o órgão tem o controle sobre quantas famílias são impactadas pela cheia à medida que sobe o nível dos rios. Além disso, a Defesa Civil também realiza cruzamento de dados e informações provenientes do aplicativo da Agência Nacional de Águas (Ana), Eletronorte e de outras cidades como Imperatriz e Tucuruí. Segundo esses dados, a previsão é de subida no nível dos rios nos próximos dias.

No entanto, o Diretor da Defesa Civil afirma que o órgão está preparado para atender as demandas que surgirem.

“Se acontecer, todo o staff da Prefeitura já está preparado. Já estamos com o Exército de sobreaviso, Corpo de Bombeiros, para dar um atendimento adequado à população de Marabá”, pontua.

Cerca de 25 mil pessoas cadastradas no órgão estão localizadas próximas às margens dos rios. A ocupação irregular dessas áreas aumentou nos últimos anos e incide diretamente no número de famílias impactadas.

“As pessoas podem contar com a Defesa Civil. Nós temos os canais pelo instagram, também temos os canais que a gente manda mensagem, as mensagens chegam para as pessoas que estão mais na área de urgência. Nossa equipe está trabalhando de domingo a domingo. Se precisarem de mudanças, podem também nos acionar. O telefone é 99173-7173”, reforça o diretor.

MAIS ACESSADAS