As obras da terceira ponte sobre o rio Itacaiúnas avançam para uma nova fase crucial: a construção das torres inclinadas. Essas torres são parte fundamental da estrutura, servindo como suporte para os mastros do trecho estaiado e as hastes de cabos de aço que sustentarão as plataformas da ponte.
O trecho estaiado é composto por dois apoios formados por mastros de 41 metros de altura cada, assentados sobre quatro blocos de fundação, que suportarão toda a estrutura. Em seguida, serão executadas as aduelas que formarão o tabuleiro deste trecho.
A obra de construção da nova ponte do rio Itacaiúnas, que vai ligar o núcleo da Nova Marabá ao núcleo da Cidade Nova, continua cumprindo todas as etapas de execução dentro do cronograma planejado pela equipe de engenheiros da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) e pelo Consórcio de empresas formado para a execução do trabalho.
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O engenheiro Victor Marcel, do consórcio de empresas de construção da ponte do Itacaiúnas, esclarece que a obra se encontra na etapa de execução das torres inclinadas dos apoios do trecho estadiado.
“O trecho estaiado, que é o trecho corrente, estamos com duas torres inclinadas finalizadas e sendo montado o escoramento para a execução das vigas de travamento dos mastros em um dos apoios. No outro apoio, estamos com as torres inclinadas em andamento, onde na sequencia será executado as vigas de travamento e será iniciado a execução dos mastros e, em paralelo, será construído também o tabuleiro da ponte”, explicou o engenheiro.
A soma total da construção da nova ponte está orçada em R$ 109 milhões. Deste total, R$ 50 milhões será o aporte financeiro do Governo do Estado do Pará. À Prefeitura de Marabá caberá a manutenção das demais despesas, R$ 59 milhões, destinados exclusivamente para a construção da ponte, como também os serviços de infraestrutura nas vias de acesso da rodovia Transamazônica até a cabeceira da ponte, como também na margem do bairro Vale do Itacaiúnas, na margem esquerda do rio.
A nova ponte terá 524 metros de comprimento com 16 metros de largura, sendo 1,85 metros de faixa de passeio em cada um dos lados.
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