O marabaense deve pagar, pela passagem de ônibus na nova modalidade de integração, a partir desta sexta-feira (6), R$ 4 reais. É o mesmo preço que os usuários já vêm pagando nos últimos anos no transporte coletivo de Marabá. A informação foi confirmada pelo secretário de segurança institucional, que também é o secretário de transportes, Jair Barata Guimarães. A meia passagem para estudantes custa R$ 2.
Após quase seis anos de espera, o município de Marabá, no sudeste paraense, recebe nesta sexta-feira (6) o primeiro Terminal de Integração para o transporte público local. É a primeira vez que o sistema de transporte público da cidade vai contar com 100% de seu projeto inicial, que previa o terminal para a mobilidade urbana eficaz.
A operação do transporte público atualmente é realizada de forma precária pela empresa Integração Transportes, que também será responsável pela utilização dos novos veículos. Marabá conta com 20 linhas em circulação e 17 ônibus redistribuídos. Essa semana chegaram oito ônibus usados para atender o sistema, com previsão da chegada de mais seis.
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Com o terminal, a intenção é que pelo menos 30 ônibus, entre, novos, semi-novos e vistoriados circulem pelas ruas de Marabá. Por mês são transportados uma média de 170 mil passageiros, destes, cerca de 40% compreendem a parcela relacionada à gratuidade.
Entretanto, os ônibus que irão circular a partir desta sexta, não são novos. Os ônibus, anteriormente utilizados no transporte público de Anápolis, foram trazidos a Marabá após serem aposentados na cidade goiana. No entanto, o último edital de licitação do transporte público em Marabá estipulava que os veículos deveriam ser novos ou com no máximo dois anos de uso, além de contar com ar-condicionado.
É neste ponto que a empresa concessionária do transporte público diz sofrer com perdas de divisas e para se manter em operação recebe um subsídio financeiro de até 200 mil por mês.
Entre os veículos recebidos, três são articulados (popularmente conhecidos como “sanfona”), o que pode apresentar desafios para a malha urbana de Marabá, especialmente em vias de bairros como São Félix, Morada Nova e Liberdade, que frequentemente enfrentam problemas de pavimentação e largura insuficiente.
TEMPO E CUSTO
Jair Barata conta que a partir do Terminal de Integração, o tempo para se percorrer as linhas será menor, uma vez que todos os ônibus são direcionados para o Terminal e de lá, os passageiros são redistribuídos para as respectivas linhas.
E mais, novas linhas circulares, alternativas e em horários programados devem ser acrescidas fim de otimizar cada vez mais o tempo resposta. Atualmente, o passageiro espera por um ônibus uma média de uma hora até conseguir embarcar. “Quando todos os 30 ônibus estiverem circulando o tempo de espera será menor e todos ganham com isso, pois todas as linhas são direcionadas ao Terminal e de lá as pessoas são redirecionadas para as outras linhas pagando apenas uma passagem”, explica.
Falando em valores, Jair Guimarães ressalta que o preço da passagem é de R$ 4,00 e deve permanecer. O subsídio que o município de Marabá repassa à empresa, aprovado em lei pela Câmara de Vereadores vem socorrer a empresa, que por conta da concorrência com outros modais de transporte sofre com as perdas de receita.
“Não se trata de nenhum benefício, mas um socorro, pois nos últimos anos houve a inserção de diversos modais de transporte o que compromete o transporte por meio dos ônibus e há uma demanda que precisa ser atendida então foi a medida encontrada foi conceder esse apoio financeiro e assim atender a nossa população”, acrescenta.
O TERMINAL DE INTEGRAÇÃO
A plataforma de embarque terá 50 metros de largura com 120 metros de comprimento e uma elevação do solo de 50 centímetros. Além do prédio administrativo, o terminal contará com área de alimentação, oito boxes para lojas e banheiros com acessibilidade para PcD.
O Terminal de Integração de Marabá tem o objetivo de facilitar a vida do cidadão que precisa de transporte público no município. O dispositivo vai servir para que as viagens entre os núcleos urbanos sejam mais rápidas e mais em conta em razão da redução do percurso de um ponto ao outro, ou seja, será o centro de convergência dos ônibus, pois todas as rotas vão se encontrar no terminal e as pessoas devem se transferir para outro veículo com apenas uma passagem e seguir viagem. No local, será permitida apenas a entrada de ônibus, sendo proibido o acesso de carros e motocicletas. (Com apoio de Edinaldo Sousa)
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