
O governador do Pará, Helder Barbalho, vistoriou neste sábado (13) as obras do Hospital Materno-Infantil de Marabá, no sudeste paraense. O empreendimento, que está sendo construído em parceria com a Vale, alcançou 73% de execução e tem previsão de ser entregue em 2026.
A unidade será a primeira do tipo na região, ampliando a assistência à saúde de mães, bebês e crianças em 18 municípios da Região de Integração de Carajás.
A visita ocorreu durante a agenda do governador para a Cavalgada de abertura da 37ª Expoama. Segundo o governo do Pará, o hospital será gerido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Veja também:
- Redenção sedia I Formação Regional de Conselhos Municipais
- Operação flagra furto de energia em Conceição do Araguaia
- Helder Barbalho marca presença na abertura oficial da Expoama
"Toda a região de Marabá e municípios vizinhos terão um hospital moderno para cuidar das mães, dos bebês e das crianças, garantindo mais saúde e qualidade de vida para nossa população", destacou Barbalho.
A secretária estadual de saúde, Ivete Gadelha Vaz, ressaltou o impacto positivo da nova estrutura. "Com essa estrutura moderna e completa, conseguiremos atender com mais qualidade, humanização e segurança mães, bebês e crianças de Marabá e municípios vizinhos", afirmou.
Estrutura e serviços
O novo hospital terá quatro pavimentos, totalizando 12 mil m². A capacidade será de 135 leitos, incluindo 86 de enfermaria, 30 de UTI, 10 de UCI, cinco de mãe canguru e quatro de isolamento.
O bloco cirúrgico contará com três salas de cirurgia geral e uma de parto cirúrgico, além de um Centro de Parto Normal com oito salas de pré-parto, parto e pós-parto. A unidade também oferecerá serviços de urgência e emergência, internação, consultas, e um Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutica (SADT) com laboratório e exames de imagem.

Com a exceção de casos de urgência, o acesso aos serviços será por agendamento via regulação estadual. Desde o início das obras, em 2023, mais de 200 empregos diretos e indiretos foram gerados, impulsionando a economia local.
Atendimento
A unidade disponibilizará serviços de urgência e emergência, internação e consultas médicas, além de serviço de apoio diagnóstico e terapêutica (SADT), incluindo laboratório de análises clínicas, exames de imagem e métodos gráficos. Com exceção dos casos de urgência e emergência pediátrica e obstétrica, o acesso aos serviços será por demanda referenciada, com agendamento prévio via regulação estadual.
Empregos e impacto
Desde o início das obras, em 2023, já foram gerados mais de 200 empregos diretos e indiretos, contribuindo para a economia local e regional.
Com a construção do Hospital Materno-Infantil de Marabá, o governo do Pará reafirma seu compromisso com a saúde materna e infantil do Estado, investindo em infraestrutura moderna e atendimento humanizado para garantir mais segurança e qualidade de vida às famílias da região.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar