plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
DIA DO COMERCIÁRIO

Sindicato alerta para fechamento do comércio em Marabá durante o Carnaval

Convenção Coletiva garante descanso na segunda e terça-feira para o varejo; supermercados fecham as portas apenas no dia 16.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Sindicato alerta para fechamento do comércio em Marabá durante o Carnaval camera As regras de fechamento variam conforme o segmento do comércio | Reprodução

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Marabá (Sindecomar) reforçou, nesta semana, as orientações sobre o funcionamento das atividades comerciais durante o período de Carnaval. Em entrevista, a presidente da entidade, Tamara Gomes Rodrigues, esclareceu as dúvidas frequentes sobre a natureza da data, destacando que, embora o Dia do Comerciário não seja um feriado nacional oficial, ele possui força de lei no município através da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

De acordo com o acordo firmado entre os sindicatos laboral e patronal, a data comemorativa foi deslocada para o período carnavalesco para garantir o lazer da categoria.

Veja também

Cronograma de Funcionamento

As regras de fechamento variam conforme o segmento do comércio:

Comércio Varejista e Atacado (Lojas de rua): Não haverá expediente na segunda (16/02) e na terça-feira (17/02). O descanso é estendido para esses dois dias.

Gênero Alimentício (Supermercados de pequeno, médio e grande porte): O fechamento é obrigatório apenas na segunda-feira (16/02). Na terça-feira, o setor está autorizado a retomar as atividades com mão de obra funcional.

Fiscalização e Penalidades

A presidente Tamara Rodrigues alertou que o Sindecomar realizará rondas em toda a cidade para garantir o cumprimento da CCT. "O sindicato vai estar fiscalizando tanto na segunda quanto na terça-feira. É a nossa forma de garantir que o trabalhador usufrua desse direito", afirmou.

As empresas que descumprirem o acordo e convocarem funcionários para o labor nos dias proibidos estarão sujeitas a medidas judiciais. A multa prevista parte de um salário mínimo por funcionário e por situação irregular. "Nós fiscalizamos, filmamos e levamos ao Judiciário, onde o valor final da multa é decretado", explicou a dirigente.

A Voz do Trabalhador

Para quem está na linha de frente do atendimento, a folga é vista como essencial para a saúde mental e produtividade. Milena Marchi, comerciária, celebrou a manutenção do acordo. "O trabalho é prioridade, mas o descanso é ainda mais. É um momento importante para aproveitar com a família e amigos e voltar na quarta-feira trabalhando bem", relatou.

O Sindicato reforça que a Convenção Coletiva é fruto de assembleias com a categoria e deve ser respeitada por todos os estabelecimentos abrangidos pela base territorial de Marabá.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias