Uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento atingiu Marabá, no sudeste do Pará, no início da noite de domingo (27) e provocou uma série de ocorrências em diferentes pontos da cidade. Árvores, postes, fiações, muros e estruturas de imóveis foram atingidos, causando bloqueios no trânsito e interrupções no fornecimento de energia.
Apesar dos danos materiais, a Defesa Civil informou que não houve registro de mortes ou de pessoas gravemente feridas. Equipes municipais e da Equatorial Energia permanecem mobilizadas para atender as áreas afetadas e verificar novos chamados.
Quais foram os principais danos provocados pelo temporal?
Entre as ocorrências registradas estão a queda de uma árvore na Avenida Boa Esperança, no bairro Laranjeiras, que deixou a via obstruída, e um telhado arrancado pela força do vento no bairro Independência. Na Rua Dom Pedro I, também no Independência, uma fiação elétrica caiu sobre a rua e passou a oferecer risco à população.
Veja também
- IFPA abre 120 vagas gratuitas em cursos em Marabá
- 99 gera tensão entre mototaxistas e motoristas em Rondon
- Motociclista morre após colisão na BR-222 em Rondon
Também foram registrados a queda de um muro no final da Avenida Sororó, na área conhecida como Tacho, sem vítimas; problemas envolvendo poste e fiação elétrica na entrada da Velha Marabá; e a queda da fachada do Boteco Prime, na Rua Paraíso, no bairro Liberdade. Não houve vítimas nesses locais.
Queda de bambuzal bloqueou acesso à Velha Marabá
Um dos pontos mais afetados foi o acesso à Marabá Pioneira, onde uma grande quantidade de bambus e postes caiu sobre a pista, levando fiação elétrica para a via e impedindo a passagem de veículos. Equipes da Prefeitura foram mobilizadas para retirar o material, com uso de motosserras e outros equipamentos, enquanto agentes de trânsito fizeram o isolamento da área.
A orientação é que motoristas evitem o trecho até a conclusão dos trabalhos. A limpeza da área ocorre paralelamente às ações da Equatorial para reparar a rede elétrica e restabelecer o fornecimento de energia nos pontos atingidos.
Equipes seguem em campo
A Defesa Civil de Marabá, em conjunto com as secretarias municipais de Assistência e de Saneamento, iniciou ainda no domingo o levantamento das áreas atingidas e o atendimento às famílias que tiveram casas ou estabelecimentos afetados. As equipes retornaram aos locais desde as primeiras horas da manhã para avaliar os estragos e identificar novas ocorrências.
A Equatorial Pará informou que mantém equipes técnicas mobilizadas em Marabá, além de Canaã dos Carajás, Xinguara e Parauapebas, municípios também afetados pelas fortes chuvas e ventos. A distribuidora orienta os moradores a não se aproximarem de fios ou estruturas elétricas danificadas. Os atendimentos podem ser solicitados pelo telefone 0800 091 0196 ou pela assistente virtual Clara, no WhatsApp (91) 3217-8200.

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar