Um afogamento que leva a morte pode durar apenas 3 minutos, e ocorre quando a submersão em liquido causa asfixia e interfere na respiração. Durante o afogamento o corpo fica sem oxigênio, danificando os órgãos, principalmente o cérebro. Para salvar uma pessoa de afogamento os primeiros socorros são essenciais, pois o tempo em que a vítima está inconsciente é um fator determinante.

No último sábado (5), um homem se afogou no Rio Araguaia e foi salvo com o auxílio e ajuda do aluno CFP PM Venâncio do Curso de Formação de Praças 2022, que aplicou os primeiros socorros. O fato ocorreu na Orla da Cidade, conhecida como “Projeto Beiradeiro”, ponto turístico de Conceição do Araguaia, no sul do Pará.

Veja também!

Mulher registra B.O. contra ex e é esfaqueada em casa

Vídeo: homem amarra criança e a açoita violentamente

Pará: homem é preso acusado de estuprar irmão de 13 anos

O aluno Venâncio avistou um ajuntamento de pessoas as margens do Rio, familiares e populares gritavam por socorro, pois um homem havia se afogado, o aluno se identificou como CFP, e começou as manobras de reanimação cardiorrespiratória.

Ele também orientou a esposa da vítima a como fazer a respiração “boca-a-boca” no senhor desmaiado, alternando entre um e outro, a vítima recobrou a consciência expelindo água pela boca, e então foi encaminhado para o Hospital Regional de Conceição do Araguaia.

Veja o vídeo abaixo:

 

O aluno adquiriu os conhecimentos de primeiros socorros na disciplina de APH, ministrada há poucos dias no Curso de Formação através da professora CB J. CUNHA (graduada em enfermagem pela UEPA) e foram fundamentais para o sucesso do socorro. (Sandra Regina)

No último sábado (5), um homem se afogou no Rio Araguaia e foi salvo com o auxílio e ajuda do aluno CFP PM Venâncio do Curso de Formação de Praças 2022 Foto: Michel Garcia

MAIS ACESSADAS