plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ELDORADO DOS CARAJÁS

Sisteminha garante segurança alimentar para o homem do campo

A Emater – Pará e a prefeitura local promoveram intercâmbio sobre sistema de produção integrada de alimentos em Eldorado dos Carajás

Imagem ilustrativa da notícia Sisteminha garante segurança alimentar para o homem do campo camera “Sisteminha”, sistema integrado para produção de alimentos, desenvolvido pela Embrapa Meio Norte e gera segurança alimentar para as pessoas do campo ou regiões periféricas | Divulgação

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), Escritório Local de Eldorado dos Carajás em parceria com a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, promoveram um Intercâmbio sobre Sistema de Produção Integrada de Alimentos, no dia 16 de setembro de 2023, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Campus Parauapebas. Com a participação de 20 agricultores de baixa renda residentes na Vila do Projeto de Assentamento(PA) 17 de Abril em Eldorado dos Carajás.

O objetivo foi a apresentação do “Sisteminha”, sistema integrado para produção de alimentos, desenvolvido pela Embrapa Meio Norte e gera segurança alimentar para as pessoas do campo ou regiões periféricas. Como vantagens o baixo custo de investimento inicial; a forma integrada, e adaptabilidade às necessidades.

+ Dnit inicia obras do Pedral do Lourenço em março de 2024

O professor de aquicultura (criação de organismos aquáticos), Leonardo Vaz Pereira, Médico Veterinário na UFRA, vem aplicando técnicas simples e que podem mudar significativamente muitas comunidades de todo o Estado do Pará.

Como Coordenador do Projeto de Extensão “Multiplicadores do Sisteminha Embrapa na Região de Carajás”, recepcionou os agricultores de Eldorado do Carajás no Intercâmbio. O pesquisador informou que “o objetivo é desenvolver o sisteminha da Embrapa em parcerias, e adaptar as condições edafo-climáticas locais, como faz desde 2019, na Unidade Demonstrativa (UD) do “Sisteminha” Embrapa, dentro das dependências da UFRA em Parauapebas.

E assim poder elaborar um programa de difusão coletiva desta tecnologia em parcerias diversas (prefeituras, mineradora Vale, Emater e empresas que queiram apoiar a iniciativa). “Na Unidade Demonstrativa, é possível, além de capacitar, treinar discentes, envolver mais professores e agricultores para moldar e evoluir o desenvolvimento da tecnologia na região do Pará”, disse.

+ Concurso da PM do Pará tem 4.400 vagas

O Sisteminha é uma solução tecnológica social apropriada para pequenos espaços, em áreas urbanas e rurais, assim como vilas de assentamentos, áreas indígenas e outras. O principal objetivo é garantir a alimentação básica às famílias adotantes, possibilitando também a geração de renda, por meio da comercialização do excedente da produção.

A tecnologia é fundamentada em quatro princípios: miniaturização, replicabilidade, escalonamento da produção, segurança alimentar e nutricional. Essa tecnologia que tem promovido mudanças significativas nas vidas de famílias brasileiras e de países do continente africano. É registrado como Sisteminha Embrapa - UFU - Fapemig Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Universidade Federal de Uberlândia e Fundação de Amparo da Pesquisa de Minas Gerais).

20 agricultores de baixa renda residentes na Vila do Projeto de Assentamento (PA) 17 de Abril em Eldorado dos Carajás participaram da apresentação do projeto
📷 20 agricultores de baixa renda residentes na Vila do Projeto de Assentamento (PA) 17 de Abril em Eldorado dos Carajás participaram da apresentação do projeto |Divulgação

O Coordenador Local Emater-Pará em Eldorado dos Carajás Claudenízio Rodrigues Mota agradeceu a parceria com a Prefeitura e falou das perspectivas do Projeto “Agradeço o apoio que temos da Prefeita Iara Braga, do Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semapp) Luzenilson Nunes da Costa nesta ação em outras que desenvolvemos.

+ Pará anuncia restauro florestal para São Félix do Xingu

O Projeto Sisteminha envolvendo a criação de aves, peixes e hortaliças será implantado na Vila 17 de Abril e nos bairros com maior vulnerabilidade do município, o financiamento virá do PRONAF “B” via Banco da Amazônia”.”

Para o Supervisor da Emater-Pará Regional Marabá, o engenheiro florestal Fernando Araújo, “Encontrar e implementar tecnologias de baixos custos e rentávelé o caminho que tem se buscado em parceria com a Embrapa e Universidades, e neste caso específico com a UFRA com expertise na formação superior voltada para os profissionais que atuam no meio rural”.

Os técnicos da Emater-Pará Weberson Rocha (Regional Marabá) e Deusdete Oliveira (Canaã dos Carajás), deram apoio de transporte dos participantes, e atuam na área de piscicultura avaliaram como um projeto adaptável e com possibilidade de concretização.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Outras

Leia mais notícias de Outras. Clique aqui!

Últimas Notícias