A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), Escritório Local de Eldorado dos Carajás em parceria com a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, promoveram um Intercâmbio sobre Sistema de Produção Integrada de Alimentos, no dia 16 de setembro de 2023, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Campus Parauapebas. Com a participação de 20 agricultores de baixa renda residentes na Vila do Projeto de Assentamento(PA) 17 de Abril em Eldorado dos Carajás.
O objetivo foi a apresentação do “Sisteminha”, sistema integrado para produção de alimentos, desenvolvido pela Embrapa Meio Norte e gera segurança alimentar para as pessoas do campo ou regiões periféricas. Como vantagens o baixo custo de investimento inicial; a forma integrada, e adaptabilidade às necessidades.
+ Dnit inicia obras do Pedral do Lourenço em março de 2024
O professor de aquicultura (criação de organismos aquáticos), Leonardo Vaz Pereira, Médico Veterinário na UFRA, vem aplicando técnicas simples e que podem mudar significativamente muitas comunidades de todo o Estado do Pará.
Como Coordenador do Projeto de Extensão “Multiplicadores do Sisteminha Embrapa na Região de Carajás”, recepcionou os agricultores de Eldorado do Carajás no Intercâmbio. O pesquisador informou que “o objetivo é desenvolver o sisteminha da Embrapa em parcerias, e adaptar as condições edafo-climáticas locais, como faz desde 2019, na Unidade Demonstrativa (UD) do “Sisteminha” Embrapa, dentro das dependências da UFRA em Parauapebas.
E assim poder elaborar um programa de difusão coletiva desta tecnologia em parcerias diversas (prefeituras, mineradora Vale, Emater e empresas que queiram apoiar a iniciativa). “Na Unidade Demonstrativa, é possível, além de capacitar, treinar discentes, envolver mais professores e agricultores para moldar e evoluir o desenvolvimento da tecnologia na região do Pará”, disse.
+ Concurso da PM do Pará tem 4.400 vagas
O Sisteminha é uma solução tecnológica social apropriada para pequenos espaços, em áreas urbanas e rurais, assim como vilas de assentamentos, áreas indígenas e outras. O principal objetivo é garantir a alimentação básica às famílias adotantes, possibilitando também a geração de renda, por meio da comercialização do excedente da produção.
A tecnologia é fundamentada em quatro princípios: miniaturização, replicabilidade, escalonamento da produção, segurança alimentar e nutricional. Essa tecnologia que tem promovido mudanças significativas nas vidas de famílias brasileiras e de países do continente africano. É registrado como Sisteminha Embrapa - UFU - Fapemig Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Universidade Federal de Uberlândia e Fundação de Amparo da Pesquisa de Minas Gerais).
O Coordenador Local Emater-Pará em Eldorado dos Carajás Claudenízio Rodrigues Mota agradeceu a parceria com a Prefeitura e falou das perspectivas do Projeto “Agradeço o apoio que temos da Prefeita Iara Braga, do Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semapp) Luzenilson Nunes da Costa nesta ação em outras que desenvolvemos.
+ Pará anuncia restauro florestal para São Félix do Xingu
O Projeto Sisteminha envolvendo a criação de aves, peixes e hortaliças será implantado na Vila 17 de Abril e nos bairros com maior vulnerabilidade do município, o financiamento virá do PRONAF “B” via Banco da Amazônia”.”
Para o Supervisor da Emater-Pará Regional Marabá, o engenheiro florestal Fernando Araújo, “Encontrar e implementar tecnologias de baixos custos e rentávelé o caminho que tem se buscado em parceria com a Embrapa e Universidades, e neste caso específico com a UFRA com expertise na formação superior voltada para os profissionais que atuam no meio rural”.
Os técnicos da Emater-Pará Weberson Rocha (Regional Marabá) e Deusdete Oliveira (Canaã dos Carajás), deram apoio de transporte dos participantes, e atuam na área de piscicultura avaliaram como um projeto adaptável e com possibilidade de concretização.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar