plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
RESTRIÇÃO À PESCA

Período do Defeso da Piracema começa nesta quarta-feira (1º)

Proibição vai até 28 de fevereiro e será marcado por diversas forças-tarefas de fiscalização

Imagem ilustrativa da notícia Período do Defeso da Piracema começa nesta quarta-feira (1º) camera O período da Piracema inicia nesta quarta-feira (1º) | Reprodução

A Piracema é o período de reprodução das diversas espécies de peixes de água doce, que ocorre, geralmente, entre 1º de novembro a 28 de fevereiro do ano subsequente. Nesse período fica proibida a pesca, o transporte e a comercialização de pescado, salvo exceções previstas em lei. O objetivo é assegurar a reprodução e garantir a preservação das espécies.

Durante a Piracema somente é permitida a pesca de subsistência (até 3 kg mais um exemplar), desembarcada ou de caráter científico, previamente autorizadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

É permitida somente a pesca de susistência
📷 É permitida somente a pesca de susistência |Reprodução

Leia também:

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Conceição do Araguaia (SEMARH), no sul do Pará, alerta que realizará intensa fiscalização, inclusive nos rios Araguaia e Arraias. Os infratores estarão sujeitos a apreensão de material de pesca; multa e outras penalidades legais.

A medida ocorre na época de reprodução de peixes com o objetivo de impedir a pesca predatória e contribuir com a preservação das espécies.
📷 A medida ocorre na época de reprodução de peixes com o objetivo de impedir a pesca predatória e contribuir com a preservação das espécies. |Reprodução

O Defeso da Piracema é determinado pela Lei n° 7.6798/88, e estabelecido anualmente pelo Ibama, com a colaboração de órgãos, instituições e associações envolvidas com a pesca em cada bacia hidrográfica.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Outras

Leia mais notícias de Outras. Clique aqui!

Últimas Notícias