Uma intervenção estratégica da Polícia Militar resultou na desarticulação de um grupo criminoso na noite desta sexta-feira (23), na Vila de Placas Pitinga, zona rural de Breu Branco. A operação, que incluiu patrulhamento fluvial, terminou com dois suspeitos mortos em confronto e um terceiro preso. A ação foi coordenada pelo Comando da 4ª Companhia Orgânica do 13º BPM, após o recebimento de denúncias anônimas indicando que o bando se deslocava pela região com o objetivo de executar um homicídio.
De posse das informações, as guarnições montaram um cerco tático no Lago de Breu Branco para interceptar os alvos, que utilizavam uma canoa como meio de transporte. Ao localizar a embarcação, os policiais realizaram a verbalização para a abordagem, mas foram recebidos a tiros pelos ocupantes. Houve revide à agressão e, após a troca de tiros, a equipe policial constatou que três homens haviam sido atingidos ou rendidos.
Veja também
- Resgate emocionante: Cão preso em bueiro é salvo após operação conjunta em Marabá
- Marabá sedia etapa nacional de inovação industrial no próximo dia 27
- Marabá define programação e esquema de segurança para o Carnaval 2026
Entre os envolvidos que foram baleados e não resistiram aos ferimentos estão Ary Fontes, que constava como foragido da Justiça, e Jakson Rodrigues. O terceiro integrante do grupo, Mateus, que já possui passagens criminais pelo crime de tráfico de drogas, foi preso em flagrante. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os socorros iniciais, mas os óbitos foram confirmados ainda no local da intervenção.

No interior da canoa utilizada pelos criminosos, os policiais apreenderam um arsenal composto por três revólveres calibre .38, além de diversas munições intactas e estojos de munições deflagradas durante o confronto. O armamento reforça a tese investigativa de que o bando se preparava para um atentado violento iminente na região rural.
A Polícia Militar informou que todos os agentes envolvidos na missão saíram ilesos. O caso foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Breu Branco, onde o suspeito sobrevivente foi autuado e o material apreendido foi entregue para perícia técnica. A intervenção é vista como um golpe importante contra o crime organizado que utiliza as vias fluviais do sudeste paraense para a prática de delitos violentos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar