plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ENSINO SUPERIOR

Estado entrega moderno campus da Uepa em Parauapebas

O governador também anunciou que, até o final deste ano, deve encaminhar à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) um Projeto de Lei para a criação de mais duas universidades estaduais nas regiões Sul e Sudeste e Oeste do Pará

Imagem ilustrativa da notícia Estado entrega moderno campus da Uepa em Parauapebas camera O novo campus também receberá os calouros de Parauapebas aprovados no Processo Seletivo (Prosel) 2023 da Uepa | Reprodução

Uma demanda da sociedade, atendida pelo Governo do Pará, em parceria com a Prefeitura de Parauapebas e a mineradora Vale, foi entregue na tarde desta segunda-feira (11): o campus XXIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Parauapebas, no sudeste paraense. A instituição tem capacidade para atender cerca de 300 alunos de cursos de graduação e pós-graduação.

A estudante de Fisioterapia Glicia Diniz destacou que o prédio vai fazer muita diferença em sua vida. “Não vou precisar mudar de cidade. Vou continuar no conforto da minha família e fazer o que eu queria”, disse a estudante, acrescentando que “o prédio tá lindo! A infraestrutura é maravilhosa; ficou bonito. É grande, espaçoso, tudo o que a gente gostaria de ter”.

Maria Andréa Borges, que está no segundo semestre de Licenciatura em Ciências Biológicas, também aprovou prédio. “Lindo! Não imaginava que ia ser assim. Agora tá melhor e maior”, afirmou.

+ Obras da nova ponte avançam com instalação de 34 estacas

A partir da entrega do prédio, as aulas que eram ministradas no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), por meio de convênio firmado com a Prefeitura, passam para o novo campus.

Oportunidades e desafios

“Esse é um momento muito especial de expansão da Uepa”, destacou o governador Helder Barbalho, presente à solenidade de entrega do novo campus, que vai garantir “com que as novas turmas possam estar em ambiente qualificado e adequado para a prática das aulas, com laboratórios e áreas de informática, auditório e acessibilidade”.

Segundo o governador, o prédio representa novas oportunidades e desafios para a região, ao tornar Parauapebas “um centro estratégico universitário de formação de mão de obra superior, para que possamos fazer valer as oportunidades e desafios econômicos da região, com mão de obra local”.

Segundo o governador, o prédio representa novas oportunidades e desafios para a região
📷 Segundo o governador, o prédio representa novas oportunidades e desafios para a região |Ag. Pará

Helder Barbalho também informou que já existem tratativas para instalação de um novo campus em Canaã dos Carajás, município próximo, “avançando na região Sudeste do Estado, como também no Sul, para que toda a juventude do Sul e Sudeste do Pará não precise se deslocar até Belém para realizar o sonho de acesso ao ensino superior, com a qualidade devida”.

+ Jojo Todynho vai ser mãe! Cantora anunciou a novidade

O governador também anunciou que, até o final deste ano, deve encaminhar à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) um Projeto de Lei para a criação de mais duas universidades estaduais nas regiões Sul e Sudeste e Oeste do Pará.

Estrutura

Com 4.554,57 metros quadrados (m²) de área construída, o campus está situado na Avenida Duane Silva Souza, s/n, na Rodovia PA-275.

A nova unidade da Uepa tem uma estrutura moderna, ampla e acessível, com dois pavimentos e diversos ambientes. São 18 salas de aula, três laboratórios de informática, seis laboratórios, um setor administrativo, uma biblioteca, uma sala multiuso, seis salas de tutoria, uma sala de estudo, uma sala para mestrado, uma sala de Tecnologia da Informação (TI), quatro coordenadorias, uma sala de esterilização, duas salas de armazenamento, três reprografias, duas lanchonetes, três Depósitos de Material de Limpeza (DMLs), três banheiros masculinos e três femininos, três banheiros masculinos e três femininos para PcD (pessoa com deficiência).

Avanço

De acordo com a coordenadora do campus de Parauapebas, professora Tatiane Bahia, a entrega da unidade representa o “avanço na educação superior da cidade, e trará cara de cidade universitária para o município de Parauapebas, possibilitando expandir a universidade ainda mais para o interior, com garantia de sucesso e inovação”.

+ É preciso ter cuidado para não rotular as doenças mentais

O reitor da Uepa, Clay Chagas, confirmou que as aulas no novo campus já começam na terça-feira (12). Para ele, “o campus de Parauapebas já nasce grande, não só pela estrutura que ele tem, mas pela própria dinâmica dos cursos ofertados”.

Serão ofertados os cursos de graduação em Licenciatura em Matemática, Ciências Biológicas, Engenharia de Software e Enfermagem. Também serão oferecidos cursos de especialização em Gestão Pública, Saúde Coletiva, Educação Ambiental, Teorias e Metodologias na Educação Básica e Geoprocessamento, além de mestrado em Ensino de Matemática, Ensino e Saúde na Amazônia e Ciências Ambientais.

A nova unidade da Uepa tem uma estrutura moderna, ampla e acessível, com dois pavimentos e diversos ambientes
📷 A nova unidade da Uepa tem uma estrutura moderna, ampla e acessível, com dois pavimentos e diversos ambientes |Ag. Pará

O novo campus também receberá os calouros de Parauapebas aprovados no Processo Seletivo (Prosel) 2023 da Uepa, nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia de Software e Fisioterapia.

+ Tiroteio deixa um morto e três baleados no sul do Pará

A inauguração do campus XXIII reforça a relevância da Uepa no papel de interiorizar a formação superior no Pará. A universidade está presente em 11 das 12 regiões de Integração do Estado, com campi físicos e atividades desenvolvidas em mais de 70 municípios, por meio de programas como o Forma Pará, Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor). Assim, a instituição se firma como uma das mais interiorizadas do Brasil.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Parauapebas

Leia mais notícias de Parauapebas. Clique aqui!

Últimas Notícias