plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
JORNADA DE LUTAS TERRA E LIBERDADE

MST ocupa duas fazendas em Parauapebas e clima é tenso 

Cerca de mil famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ocuparam as fazendas

Imagem ilustrativa da notícia MST ocupa duas fazendas em Parauapebas e clima é tenso  camera Fazendas “Santa Maria” e "Três Marias” foram ocupadas | Reprodução

Na madrugada desta segunda-feira (20), cerca de mil famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ocuparam duas fazendas, sendo elas, “Santa Maria” e "Três Marias”, ambas, localizadas em Parauapebas, sudeste paraense.

Membros do MST divulgaram uma nota nas redes sociais e informaram que “o complexo de fazendas é um latifúndio improdutivo, são terras griladas”.

O MST afirma que a ocupação das duas fazendas em Parauapebas faz parte da Jornada de Lutas Terra e Liberdade, organizado pelo movimento no Estado do Pará e que marca o Dia da Consciência Negra. “Rememoramos o legado de lutadores e lutadoras negras que nos inspiram na construção de um país livre da violência, da opressão e com garantia de direitos. São inúmeras famílias sem-terra que reivindicam o direito ao acesso à terra, que historicamente tem sido negado à população pobre e negra no Brasil. É preciso avançarmos nas lutas em defesa da terra para produção de alimentos saudáveis e garantir a floresta e o povo vivo. O Estado do Pará tem um alto índice de concentração fundiária, grilagem de terras e aparece nas estatísticas entre os estados campeão em assassinatos de lideranças e defensores de direitos humanos. O MST e as famílias reivindicam aos governos Federal e Estadual que seja feita de imediato a vistoria na terra, e comprovada que a mesma é terra pública, seja destinada para Reforma Agrária”, finaliza a nota assinada pelo MST.

Invasão das fazendas ocorreu na madrugada desta segunda-feira (20)
📷 Invasão das fazendas ocorreu na madrugada desta segunda-feira (20) |Reprodução

LEIA TAMBÉM:

Siproduz se manifesta

Através de um vídeo gravado nas proximidades da ocupação liderada pelo MST, Graziely Ribeiro, atual presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz) afirmou que não vai aceitar nenhum tipo de invasão de propriedades no município. “Vamos dar apoio aos nossos produtores rurais”, disse ela.

Pecuaristas também estão no local
📷 Pecuaristas também estão no local |Reprodução

Clima tenso

Membros do MST, fazendeiros e autoridades policiais, lideradas pelo titular da Delegacia de Conflitos Agrários, Delegado Antônio Mororó estão próximos um dos outros nas áreas entre as duas fazendas em Parauapebas e o clima é tenso.

Policiais estão no local
📷 Policiais estão no local |Reprodução

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Parauapebas

Leia mais notícias de Parauapebas. Clique aqui!

Últimas Notícias