
Em alusão ao mês de conscientização do autismo, a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE), em parceria com a Equatorial Energia, promove nesta sexta-feira (11), das 8h às 13h, uma ação voltada à cidadania de pessoas com deficiência (PCD), com foco especial nas famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento acontece na sala do Tribunal do Júri, no Fórum de Justiça de Parauapebas, localizado na rua C, bairro Cidade Nova. Entre os serviços ofertados, estão atendimentos e orientações jurídicas voltadas aos direitos das pessoas com TEA, além do cadastro no Programa Energia Azul, nome dado à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
Criado pelo governo federal em 2022, o programa garante descontos de até 65% na conta de luz para famílias com pessoas com deficiência e autistas — benefício semelhante ao concedido a famílias com renda mensal de até três salários mínimos.
Veja também:
- Veja os principais concursos com inscrições abertas no Pará
- Astro de Grey’s Anatomy é diagnosticado com doença rara
- Ministro diz que preço dos alimentos irá cair ainda em abril
Segundo a defensora pública Kelly Soares, coordenadora do Núcleo Regional Carajás da DPE, para receber o benefício é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), ter renda familiar de até três salários mínimos e apresentar laudo médico comprovando o diagnóstico de TEA. Também é fundamental manter o Número de Identificação Social (NIS) atualizado.
Apesar do foco na comunidade autista, a ação também vai atender outras famílias em situação de vulnerabilidade, como aquelas que utilizam aparelhos que precisam estar conectados ininterruptamente à rede elétrica para tratamento de saúde. Estas também têm direito à tarifa social. (Com informações Blog Zé Dudu).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar