
Um plano de contingência para combate a incêndios florestais foi iniciado essa semana em Redenção no sul do Pará, para a prevenção de queimadas no período de estiagem que atinge a toda a região.
Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o 10º Grupamento Bombeiro Militar (GBM), a prefeitura local realizou um treinamento intensivo para formação de brigadistas florestais. Ao todo, foram 40 horas de capacitação, com aulas teóricas e práticas voltadas à prevenção e ao combate de incêndios em áreas verdes do município.
A iniciativa integra o Plano de Contingência elaborado pela gestão municipal, visando proteger o meio ambiente e garantir mais segurança à população, especialmente durante o período de estiagem, quando os riscos de queimadas aumentam.
Veja também:
- Starlink vai mapear e bloquear internet de garimpos ilegais
- Carreta carregada de milho tomba na BR-155 no sul do Pará
- Dois tremores de terra são registrados em Parauapebas no PA
“Nossa preocupação com os incêndios florestais é diária, principalmente nessa época do ano. Essa capacitação é uma entre várias medidas que estamos adotando para prevenir e combater esses sinistros. Além disso, realizamos campanhas de conscientização, monitoramento de áreas de risco e mantemos articulação constante com órgãos como o Corpo de Bombeiros para fortalecer as ações”, destacou o prefeito Dr. Rener durante a cerimônia de certificação dos brigadistas.

Participaram do treinamento servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Municipal de Agropecuária e Aquicultura, Bombeiros Civis, Bombeiros Militares e um representante da Defesa Civil de Santana do Araguaia. Ao todo, 28 cursistas receberam certificados, estando agora preparados para atuar na linha de frente contra os incêndios florestais.
A Prefeitura de Redenção reforça que segue comprometida com o desenvolvimento sustentável, a proteção da fauna e flora locais e a construção de políticas públicas que garantam qualidade de vida para todos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar