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Ciclistas comemoram ciclofaixa na Rodovia Transamazônica

São 20 quilômetros de ciclofaixa, que vão proporcionar mais segurança aos ciclistas

Imagem ilustrativa da notícia Ciclistas
comemoram ciclofaixa na Rodovia Transamazônica camera Implantação da ciclofaixa atende um anseio de quem precisa da bicicleta como meio de transporte ou para a prática do ciclismo | Paulo Sérgio

As ciclofaixas encorajam o uso das bicicletas como meio de transporte, o que reduz o número de veículos no trânsito pesado, uso de combustíveis, além da vantagem de não contribuir para a poluição.

Quem trafega pela rodovia Transamazônica no perímetro urbano de Marabá já percebeu, desde a semana passada, a nova sinalização que parte da pista de rolamento ou canteiro destinada à circulação exclusiva para os ciclistas. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, (DNIT), ao todo serão 20 quilômetros de ciclofaixa, isso no sentido crescente e decrescente, entre o KM 06 e as imediações do aeroporto da cidade, o que vai proporcionar mais segurança aos usuários do pedal. O serviço faz parte das melhorias feitas pelo Governo Federal nas rodovias da cidade, inclusive o recapeamento da ponte Itacaiúnas.

Diante da novidade da faixa destinada aos ciclistas na rodovia e em algumas ruas da cidade, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) alerta os condutores de veículos para as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como enfatiza o coordenador de Educação no Trânsito do DMTU, Rogério Mathias.

“Agora é multa gravíssima, você não diminuir a velocidade ao se aproximar do ciclista. Já existia a regra de multa grave, mas agora é gravíssima. Então, nós alertamos o condutor sobre os cuidados com a velocidade, sobre beber e dirigir e o avanço no sinal vermelho nos semáforos, que tem sido um dos problemas recorrentes”, alerta Rogério.

De acordo com Lei 14.071, de 13 de outubro de 2020, que altera o artigo 182 do CTB, estacionar na ciclovia/ciclofaixa, inclusive para embarque ou desembarque passou a ser considerada infração grave, com 5 pontos na carteira e multa de R$ 195,23. Transitar passou a ser considerada infração gravíssima, com valor da multa triplicado, ou seja, R$ 880,00 e 7 pontos. Não reduzir a velocidade ao ultrapassar o ciclista se tornou infração gravíssima (7 pontos) e multa de R$ 293,40.

“Nós, DNIT, fizemos em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, Detran, Ciretran e DMTU, uma ação nos dias 15 e 16, para divulgação sobre a ciclofaixa, segurança no trânsito e foi realizada no shopping e no semáforo da Folha 33. Uma ação de conscientização”, ressalta o engenheiro Jairo Rabelo, chefe de serviço do DNIT/Marabá.

Ciclistas satisfeitos com a novidade

A implantação da ciclofaixa em Marabá atende um anseio de quem precisa da bicicleta como meio de transporte ou para a prática do ciclismo em Marabá. O empresário Alexson Freitas está nesta situação. Ele faz parte do grupo de treino Borimbora, que existe no município há 6 anos. “É muito importante a questão da segurança, é um espaço reservado ao ciclista, algo que a gente aguardava há muito tempo”, enfatiza o integrante do grupo.

Os serviços da ciclofaixa ainda estão em andamento e a previsão é que sejam concluídos no máximo até o final de julho, quando a pintura provavelmente estará pronta. O DNIT explica que com o recapeamento da ponte, foi preciso aguardar um tempo para iniciar a pintura na parte mais gasosa da parte betuminosa, que se expeliu para não ter nenhum prejuízo na qualidade do material da pintura termoplástica. Por outro lado, toda a parte horizontal estará pronta, faltando apenas implantação das tachinhas, em pontos que ainda não receberam a sinalização.

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