plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
LOTADA

Casos de gripe já sobrecarregam UPA em Tucuruí

Orientação é para as pessoas com sintomas leves procurem as Unidades Básicas de Saúde nos bairros

Imagem ilustrativa da notícia Casos de gripe já sobrecarregam UPA em Tucuruí camera A orientação é para as pessoas que esteja sentindo sintomas leves como congestão nasal, dor de garganta e dor na cabeça procurem as Unidades Básicas de Saúde nos bairros | Dênis Aragão

Em 24h, a Unidade de Pronto Atendimento de Tucuruí atendeu ao menos 350 pessoas com sintomas da síndrome gripal, e os casos estão aumentando. Quem procurou a UPA nos últimos dias teve de disputar o atendimento com pelo menos 150 pessoas ao dia, o que confirma a situação atual no país, onde os casos de síndrome gripal em alta já foram registrados em pelo menos 9 estados.

O surto começou em meados de novembro, e a cidade do Rio de Janeiro foi a primeira a declarar a epidemia. Belém (PA) já confirmou surto de gripe.

O aumento dos casos, a superlotação e as inúmeras reclamações fizeram com que o diretor da UPA, Shirley Ramos, viesse a público tentar acalmar a população.

No Pará, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) confirmou surto de gripe do vírus Influenza em Belém no último dia 15. De acordo com a Secretaria, o surto está provocando superlotação nas salas de urgência e emergência.

De lá para cá, os casos de gripe só aumentam na capital. O número de casos, no entanto, não foi informado. Contudo, a maioria se caracteriza por quadros leves. Situação que também é observada em Tucuruí.

Conforme o diretor da UPA, muitas pessoas reclamaram da demora no atendimento já no domingo (26) mas havia cinco médicos trabalhando. Ele explica que a demora se deu pela alta demanda de pessoas procurando atendimento. “Tivemos de abrir uma terceira triagem na UPA para ter um atendimento mais rápido da população. Só assim conseguimos reduzir o tempo de espera dos pacientes”, explicou.

Veja também!

Novo surto de gripe é causado por mutação do vírus Influenza

Pará supera a distribuição de 13 milhões de vacinas

A orientação é para as pessoas que esteja sentindo sintomas leves como congestão nasal, dor de garganta e dor na cabeça procurem as Unidades Básicas de Saúde nos bairros. As UBS do Getat e da Cohab estão funcionando até às 21h e dando prioridade para casos de síndrome respiratórias e suspeita de Covid-19.

A coordenadora da equipe médica da UPA, Liliane Nareli, explica que os sintomas da gripe são muito parecidos com os da Covid-19 e que por isso é necessário a avaliação médica para que seja feito o diagnóstico correto.

A coordenadora explica que, no meio dos casos de gripe, já foram detectados casos de Covid-19. A maioria dos casos ainda é de gripe comum. “Nós temos equipe e medicamentos disponíveis nas nossas unidades de urgência e na nossa atenção básica, mas é necessário todo mundo se prevenir. Usar máscara, álcool em gel e evitar aglomerações ainda é muito importante para conter a Covid-19 e a gripe”, enfatiza.

Quem procurou a UPA nos últimos dias teve de disputar o atendimento com pelo menos 150 pessoas ao dia
📷 Quem procurou a UPA nos últimos dias teve de disputar o atendimento com pelo menos 150 pessoas ao dia |Dênis Aragão

A coordenadora de Atenção Básica de Saúde do município, Nilda Capela, enfatiza que a Secretaria Municipal de Saúde e as equipes técnicas da Vigilância em saúde, Imunização já traçaram uma estratégia para ampliar o atendimento da população visando desafogar a procura UPA.

A Sesma informa que o setor epidemiológico do órgão está acompanhando e tomando as medidas cabíveis para a contenção do surto e orienta a manutenção do uso de máscaras, da higienização das mãos e o distanciamento social, que também são eficazes no contágio do vírus Influenza.

Segundo a Secretaria, não houve nenhum caso de Influenza H1N1 no Estado em 2021, assim como de H3N2. De acordo com o órgão estadual, a cobertura vacinal da Influenza no Pará foi de 87,41% em 2020 e 80,04% já em 2021.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tucuruí

Leia mais notícias de Tucuruí. Clique aqui!

Últimas Notícias