plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
RIO TOCANTINS

Defesa Civil, Exército e Eletronorte debatem ações 

Técnicos apresentaram as previsões hidrológicas para que as autoridades possam tomar providências quanto à cheia do Rio Tocantins

Imagem ilustrativa da notícia Defesa Civil, Exército e Eletronorte debatem ações  camera Os técnicos da Eletronorte apresentaram os dados do monitoramento hidrológico, que ainda prevê chuva acima do normal para os próximos dias. | Reprodução

Representantes da Eletronorte, Defesa Civil de Tucuruí e Breu Branco, e do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva do Exército se reuniram para discutir ações de enfrentamento à cheia do Rio Tocantins no município. Os técnicos da empresa apresentaram os dados do monitoramento hidrológico, que ainda prevê chuva acima do normal para os próximos dias.

Durante a reunião, que aconteceu na tarde de quarta-feira (5) no edifício de Comando da Usina Hidrelétrica Tucuruí, foram apresentados os índices de vazão que estão passando pelas 20 comportas do vertedouro já abertas.

A previsão apresentada pelo gerente do Centro de Operação da Geração Hidráulica, Wanderley Santos, é de que haverá cheia na região a jusante da Usina. Equipes da Defesa Civil e outras autoridades devem se preparar para mobilizar as comunidades que poderão ser atingidas por alagamentos. “É preciso esclarecer que a Eletronorte, com base nos dados de monitoramento, fará a abertura gradual das comportas visando manter o nível do lago seguro, sem impactar de forma abrupta as comunidades ribeirinhas. Há previsão de cheia devido à quantidade de chuvas atípicas na região acima da barragem. Mas sem esse monitoramento o impacto seria bem maior, visto que todo esse grande volume de água passaria sem controle, inundando muitas áreas em Tucuruí e municípios abaixo da Usina”, explica o gerente.

Defesa Civil, Exército e Eletronorte debatem ações 
📷 |Reprodução

O nível do reservatório está em 70,67 metros e hoje passam pelas comportas 9.110 metros cúbicos de água por segundo. A Divisão de Operação da Usina Tucuruí monitora, diuturnamente, o impacto das chuvas acima da barragem para manter as autoridades informadas com dados precisos. Hoje, o nível do reservatório deve chegar aos 70.94 metros, podendo haver variação, dependendo do despacho de geração do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A Defesa Civil de Tucuruí trabalha com a previsão de que 100 famílias devem ser atingidas pela enchente na cidade. O órgão já emitiu alerta aos moradores dos bairros Matinha e Beira Rio. A população poderá pedir apoio, em caso de emergência, pelos números (94) 98106-5004 e (94) 99252-1211.

As informações repassadas pela Empresa são importantes para nortear a tomada de decisão das autoridades e o secretário de Apoio à Segurança Pública do município, Paulo Bonieck, enfatizou que a Defesa Civil já está com um contingente de dez agentes em campo para orientar os moradores dos bairros de Tucuruí, Matinha e Beira Rio, impactados anualmente pelas cheias.

VEJA TAMBÉM:

Divulgação de vídeos falsos sobre barragem será punida

Cerca de 100 famílias devem ser atingidas em Tucuruí

Eletronorte antecipa a abertura do vertedouro em Tucuruí

O secretário lembra que as equipes estão trabalhando com base na cota de nove metros para que seja feito o remanejamento dos atingidos. A Prefeitura do município já iniciou o levantamento das famílias que poderão ser atingidas pela cheia e começou a construção dos abrigos. “Para a Defesa Civil o nível de alerta é de nove metros e estamos acompanhando, bem atentos, às previsões divulgadas e fazendo a leitura real nas réguas em pontos da cidade. As famílias atingidas deverão ser remanejadas a partir do início da próxima semana quando o nível deve chegar em torno dos nove metros”, reitera o secretário.

Participaram da reunião, também, os gerentes da Divisão de Manutenção Civil da Usina Tucuruí, André Alessandro Nogueira, e do Departamento de Operação da Geração Hidráulica, Nielson Miranda Faria, ambos a frente do Plano de Ação de Emergência (PAE) e o Plano de Contingência (Plancon) da UHE Tucuruí.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tucuruí

Leia mais notícias de Tucuruí. Clique aqui!

Últimas Notícias