plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CHEIA DO TOCANTINS

Primeiras famílias começam a ser remanejadas em Tucuruí

Órgão local trabalha com a projeção de remanejamento de 100 famílias

Imagem ilustrativa da notícia Primeiras famílias começam a ser remanejadas em Tucuruí camera 14 famílias do bairro da Matinha acionaram o órgão para que pudessem sair antes da água do Rio Tocantins invadir suas casas. | Divulgação

O Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, divulgado diariamente pela Eletronorte aponta que neste sábado (8) o nível do Rio Tocantins em Tucuruí, sudeste do Pará, atingiu 8,70 metros. A previsão é que no domingo (9), o nível atinja os 9,35 metros, chegando próximo ao nível considerado crítico, que é de 10 metros. Em Marabá, a previsão é que o nível atinja os 11, 80 metros no domingo.

Com base nessas informações divulgadas, a Defesa Civil em Tucuruí resolveu remanejar as primeiras famílias para o abrigo provisório construído pela prefeitura do município. 14 famílias do bairro da Matinha acionaram o órgão para que pudessem sair antes da água do Rio Tocantins invadir suas casas.

Veja também!

Vídeo: crianças são resgatadas com vida após desabamento

Shopping abre ponto de doação para vítimas das cheias

Semas prevê nova elevação no nível do rio Tocantins

Desde sexta-feira (7), as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Assistência Social e do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva de Tucuruí estão de prontidão nas áreas de risco e fizeram a remoção das primeiras famílias. As equipes permanecem atentas à movimentação do nível do rio para que possam providenciar novas mudanças para o Parque de Exposição de Tucuruí.

Desde sexta-feira (7), as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Assistência Social e do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva de Tucuruí estão de prontidão
📷 Desde sexta-feira (7), as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Assistência Social e do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva de Tucuruí estão de prontidão |Divulgação

A Eletronorte, por meio da Divisão do Centro de Operação da Geração, divulgou que 21 comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica Tucuruí, de um total de 23, estão abertas e por elas estão passando 10.600 metros cúbicos de água por segundo. A liberação do volume extra de água é essencial para manter o nível do lago estável. Hoje, os dados repassados pela Eletronorte informam que o nível do lago atingiu 71,64 metros.

Paulo Bonieck, secretário de Apoio a Segurança Pública explica que a Defesa Civil local trabalha com a projeção de remanejamento de 100 famílias. Estas pessoas já foram visitadas pelas equipes do órgão e da Assistência Social. O planejamento era começar os remanejamentos quando o nível do rio atingisse 9 metros, mas a antecipação foi feita atendendo aos pedidos dos moradores.

“A prefeitura fez um o pré-cadastro para o controle e distribuição dos benefícios e doações. A maioria das famílias só pretendem sair quando os alagamentos começarem. O que pode ocorrer já no domingo”, explica o secretário.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tucuruí

Leia mais notícias de Tucuruí. Clique aqui!

Últimas Notícias