Quem ainda não tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 precisa completar o seu esquema vacinal o quanto antes. Este é o apelo que os representantes da Secretaria de Saúde de Tucuruí fazem para a população. No município, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), 53,34% da população já tomou ao menos uma dose dos imunizantes, o que ainda gera preocupação das autoridades quanto a imunização geral no município de pouco mais de 107 mil pessoas.
A secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, explica que para controlar a pandemia, é necessário ter um alto número de pessoas vacinadas.
As duas doses e o reforço evitam casos graves e hospitalizações pela doença e, portanto, é extremamente importante que os moradores de Tucuruí procurem os postos de saúde para completar o esquema vacinal contra a Covid-19.
A secretária chama ainda as pessoas que podem tomar a dose de reforço que também procurem os locais de vacinação mais próximo o quanto antes pois para controlar a pandemia, é necessário ter um alto número de pessoas vacinadas.
Balanço
Em Tucuruí, foram liberadas até o momento 166.643 doses de vacina contra a Covid-19. 64.986 pessoas já tomaram a primeira dose, 57.184 pessoas estão com o esquema vacinal completo e tomaram as duas doses ou a dose única da vacina. 12.790 pessoas já tomaram a terceira dose reforçando o combate contra a doença.
Mesmo com toda a preocupação das autoridades sanitárias, o município aparece bem no ranking da vacinação na região do Lago da Usina de Tucuruí com mais da metade da população totalmente imunizada.
Nos outros seis municípios da região, cerca de metade da população não tomou nenhuma dose da vacina. Breu Branco e Novo Repartimento são os locais com menor adesão até o momento.
Breu Branco, com uma população de 56.082 pessoas já vacinou 37,28% da população e em Novo Repartimento, que tem 66.212 habitantes apenas 22,24% da população tomou as duas doses do imunizante.
Veja também:
Obras de reconstrução e urbanização do cais seguem avançando
Estado amplia investimentos e anuncia reconstrução da Feira
Tucuruí confirma dois casos da variante ômicron
Vale lembrar que a maioria dos casos graves e hospitalizações ocorre entre pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.
Com dois casos registrados em Tucuruí da variante ômicron, as autoridades já confirmam a transmissão comunitária, mais um motivo para que a população procure completar a imunização, já que as populações que estão fortemente vacinadas até agora não tiveram seus sistemas de saúde tão pressionado como no início da pandemia.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar