DOL Carajás
Edição do dia
Edição do dia
Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$
FORMA PARÁ E ELETRONORTE

Programa forma 60 profissionais na região do Lago de Tucuruí

Esta é a primeira turma de concluintes que está sendo certificada por meio da parceria desde que as atividades foram suspensas em abril de 2020 por conta da pandemia

terça-feira, 22/03/2022, 09:16 - Atualizado em 22/03/2022, 09:16 - Autor: DOL Carajás com informaçõs de Dênis Aragão

Google News

A cerimônia aconteceu às 19h no Centro Cultural da Eletronorte, em Tucuruí
A cerimônia aconteceu às 19h no Centro Cultural da Eletronorte, em Tucuruí | Divulgação

Esta é a primeira turma de concluintes que está sendo formada desde 2020 por conta da pandemia. A oferta dos cursos gratuitos para a população foi reiniciada em novembro de 2021 

A Eletronorte e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet) entregaram nesta segunda-feira (21) a certificação de conclusão dos cursos do Programa Forma Pará 2022 para 60 estudantes de Tucuruí e região do Lago.

Os graduados concluíram os cursos de formação profissional em eletricista industrial predial de baixa tensão, operador de computador e assistente administrativo. A cerimônia aconteceu às 19h no Centro Cultural da Eletronorte, no município.

Esta é a primeira turma de concluintes que está sendo certificada por meio da parceria desde que as atividades foram suspensas em abril de 2020 por conta da pandemia. A oferta dos cursos foi reiniciada em novembro de 2021. 

Delciney Nava, do Núcleo de Responsabilidade Social da Eletronorte em Tucuruí, explica que os cursos oferecidos são gratuitos e qualquer pessoa, a partir de 18 anos, pode se inscrever e estudar. 

Essas capacitações se dão por meio de parceria entre a estatal e o Governo do Estado e a instrutoria fica a cargo dos professores do Serviço Social de Aprendizagem Industrial (Senai) e as aulas são ministradas nos espaços físicos da Empresa que também disponibiliza os laboratórios.

Por meio da parceria com instituições de ensino e de capacitação técnica, 2.478 pessoas já foram capacitas em 10 anos, por meio da oferta de cursos livres e técnicos.

 

A oferta dos cursos foi reiniciada em novembro de 2021.
A oferta dos cursos foi reiniciada em novembro de 2021. | Divulgação
 

Delciney explica que o objetivo da Eletronorte é ofertar educação profissional e tecnológica em diversas modalidades visando ampliar e melhorar a mão de obra no município e região. “A iniciativa busca solucionar os gargalos de recursos humanos qualificados e especializados para o mercado de trabalho na região de Tucuruí. Assim contribuímos com o desenvolvimento da região e do Estado”, explica Delciney.

Veja também!

Governo zera imposto de importação de etanol e de alimentos

Após 47 anos, Roberto Carlos não é mais contratado da Globo

Carliane Saraiva, coordenara do Senai, explica que a formação profissional é essencial para o crescimento das pessoas. "Tucuruí está de parabéns pois houve uma grande adesão aos cursos. Esse esforço valeu a pena, pois credencia o município para receber ainda mais cursos profissionalizantes no futuro", destaca a coordenadora do Senai.

Para o formando Marivaldo Lisboa, receber o certificado de conclusão é uma vitória já que teve de dividir o tempo de estudos com o do trabalho. Ele espera que a conclusão do curso de eletricista industrial predial de baixa tensão possa abrir novas oportunidades. "Uma grande satisfação em poder estudar e ter mais uma profissão no currículo. Só agradeço a iniciativa", comemorar ele.

 Fomentar a expansão da oferta de cursos superiores no estado como importante instrumento de superação das desigualdades inter-regionais é a principal finalidade do Programa Forma Pará, que passou de programa de governo a programa de Estado com a publicação da Lei 9.324/21 no Diário Oficial do Estado (Doe).

Charles Sousa, representante da Sectet, destaca que o Programa Forma Pará é um dos maiores projetos de formação profissional do país.

A institucionalização por lei assegura a manutenção de investimentos na ampliação das vagas de ensino universitário independente de quem esteja no governo. "A nossa intenção é ampliar a oferta de cursos para que atendam as populações de todos os 144 municípios, inclusive com cursos superiores", enfatiza.


Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)