Esta é a primeira turma de concluintes que está sendo formada desde 2020 por conta da pandemia. A oferta dos cursos gratuitos para a população foi reiniciada em novembro de 2021
A Eletronorte e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet) entregaram nesta segunda-feira (21) a certificação de conclusão dos cursos do Programa Forma Pará 2022 para 60 estudantes de Tucuruí e região do Lago.
Os graduados concluíram os cursos de formação profissional em eletricista industrial predial de baixa tensão, operador de computador e assistente administrativo. A cerimônia aconteceu às 19h no Centro Cultural da Eletronorte, no município.
Esta é a primeira turma de concluintes que está sendo certificada por meio da parceria desde que as atividades foram suspensas em abril de 2020 por conta da pandemia. A oferta dos cursos foi reiniciada em novembro de 2021.
Delciney Nava, do Núcleo de Responsabilidade Social da Eletronorte em Tucuruí, explica que os cursos oferecidos são gratuitos e qualquer pessoa, a partir de 18 anos, pode se inscrever e estudar.
Essas capacitações se dão por meio de parceria entre a estatal e o Governo do Estado e a instrutoria fica a cargo dos professores do Serviço Social de Aprendizagem Industrial (Senai) e as aulas são ministradas nos espaços físicos da Empresa que também disponibiliza os laboratórios.
Por meio da parceria com instituições de ensino e de capacitação técnica, 2.478 pessoas já foram capacitas em 10 anos, por meio da oferta de cursos livres e técnicos.
Delciney explica que o objetivo da Eletronorte é ofertar educação profissional e tecnológica em diversas modalidades visando ampliar e melhorar a mão de obra no município e região. “A iniciativa busca solucionar os gargalos de recursos humanos qualificados e especializados para o mercado de trabalho na região de Tucuruí. Assim contribuímos com o desenvolvimento da região e do Estado”, explica Delciney.
Veja também!
Governo zera imposto de importação de etanol e de alimentos
Após 47 anos, Roberto Carlos não é mais contratado da Globo
Carliane Saraiva, coordenara do Senai, explica que a formação profissional é essencial para o crescimento das pessoas. "Tucuruí está de parabéns pois houve uma grande adesão aos cursos. Esse esforço valeu a pena, pois credencia o município para receber ainda mais cursos profissionalizantes no futuro", destaca a coordenadora do Senai.
Para o formando Marivaldo Lisboa, receber o certificado de conclusão é uma vitória já que teve de dividir o tempo de estudos com o do trabalho. Ele espera que a conclusão do curso de eletricista industrial predial de baixa tensão possa abrir novas oportunidades. "Uma grande satisfação em poder estudar e ter mais uma profissão no currículo. Só agradeço a iniciativa", comemorar ele.
Fomentar a expansão da oferta de cursos superiores no estado como importante instrumento de superação das desigualdades inter-regionais é a principal finalidade do Programa Forma Pará, que passou de programa de governo a programa de Estado com a publicação da Lei 9.324/21 no Diário Oficial do Estado (Doe).
Charles Sousa, representante da Sectet, destaca que o Programa Forma Pará é um dos maiores projetos de formação profissional do país.
A institucionalização por lei assegura a manutenção de investimentos na ampliação das vagas de ensino universitário independente de quem esteja no governo. "A nossa intenção é ampliar a oferta de cursos para que atendam as populações de todos os 144 municípios, inclusive com cursos superiores", enfatiza.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar