
Com uma taxa de aprovação de 98,11%, o Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí (HRT) e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) demonstram altos níveis de satisfação entre os usuários atendidos no primeiro semestre de 2025. O resultado foi obtido a partir de pesquisa realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que avalia os serviços prestados nas áreas de urgência, emergência, internação e tratamento oncológico.
O diretor-geral do hospital, Junior Souto, atribui o desempenho ao comprometimento das equipes e ao modelo de gestão baseado em pilares como humanização, segurança e melhoria contínua. “Esses números refletem nosso compromisso institucional com a qualidade do atendimento, a escuta ativa dos usuários e a valorização das pessoas”, afirmou o gestor.
Segundo ele, a qualificação constante das equipes e o fortalecimento da cultura de monitoramento interno são fundamentais para garantir um atendimento técnico, seguro e acolhedor. “A satisfação expressa pela população reconhece não apenas a eficiência do serviço, mas o cuidado humanizado prestado diariamente”, destacou.
Veja também:
- Polícia encontra pistola em carro conduzido por mulher
- Defesa Civil amplia ações de segurança no Maraverão 2025
- Homem é atropelado por carreta e perde parte da perna
Para a coordenadora do Setor de Humanização do HRT, Edigleuma Barroso, os índices positivos também representam uma oportunidade de aprimoramento. “Nosso foco está na redução do tempo de espera, na melhoria da comunicação entre profissionais e pacientes, e no reforço da estrutura física e de emergência, especialmente nas áreas de maior fluxo”, pontuou.
A ouvidora e coordenadora do SAU, Rainan Furtado, destaca que a eficiência na resolução das demandas dos usuários é outro fator relevante para os bons resultados. “Mantemos uma atuação ágil, dentro dos prazos legais, com foco em escutar e resolver as manifestações dos pacientes. A capacitação contínua das equipes e os programas internos de controle de qualidade são essenciais nesse processo”, avaliou.

A gestão do hospital é realizada de forma compartilhada entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) e o Instituto Diretrizes. De acordo com Lucas Evangelista Urel, diretor regional do Instituto no Pará, esse modelo é adotado também em outras unidades estaduais e tem como foco a excelência no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Equipes multidisciplinares, comprometidas e integradas à ouvidoria e ao SAU, são a base para conquistar a confiança da população e elevar os padrões de qualidade”, ressaltou.
Por fim, Junior Souto reforça que o retorno dos pacientes por meio da pesquisa de satisfação é fundamental para a adoção de medidas corretivas e preventivas. “A escuta do usuário nos guia no processo de melhoria contínua e fortalece a confiança no serviço público de saúde”, concluiu.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar