O mundo foi pego de surpresa com o anúncio recente da Meta de deixar de monitorar, ou filtrar, o conteúdo de suas redes sociais. O resultado é que muitos poderão postar coisas como racismo, discursos de ódios e similares, sem filtro. Esses pensamentos são muito parecidos com os discursos e ações feitas pelo presidente americano Donald Trump e apoiado por pessoas como o bilionário Elon Musk.

Por isso, o BuzzFeed resolveu lançar sua própria plataforma social para promover a “alegria” e combater a “energia masculina de Trump e Musk”, competindo com outras redes que dominam o cenário atualmente.

Veja também:

O comunicado foi feito à Semafor, que relatou o plano da empresa norte-americana na semana passada.

  • O BuzzFeed vai lançar uma nova plataforma social focada em qualidade de conteúdo e bem-estar do usuário;
  • Chamada de BF Island, a rede deve explorar novos formatos e permitir o uso de IA para criar e compartilhar conteúdos;
  • O CEO do BuzzFeed diz que a plataforma visa promover a “alegria” e combater a “energia masculina” das atuais redes;
  • A BF Island ainda não tem data de lançamento confirmada, mas uma lista de espera já está disponível aos potenciais usuários.

O BuzzFeed ainda não revelou detalhes sobre a plataforma — que recebeu o nome de BF Island —, mas pretende explorar novos formatos e, como revelado à Axios, permitir que os usuários usem inteligência artificial para criar e compartilhar conteúdos. Recursos simples estarão disponíveis a todos de forma gratuita, mas uma assinatura paga garantirá direito a ferramentas avançadas.

Plataforma social do BuzzFeed já tem lista de espera

A BF Island surge com a ideia de combater as atuais plataformas que, nas palavras do próprio CEO do BuzzFeed, Jonah Peretti, não se importam com a qualidade do conteúdo, mas sim com o aumento da “raiva, retenção e medo”.

Plataforma do BuzzFeed quer acabar com “energia masculina” de Musk e Trump
📷 Plataforma do BuzzFeed quer acabar com “energia masculina” de Musk e Trump |rafapress/Shutterstock

“Todas as principais plataformas estão capitulando a Trump, dizendo que acabarão com a ‘censura’, que é uma maneira eufemística de dizer que deixarão besteiras politicamente carregadas e teorias da conspiração correrem soltas em suas plataformas”, diz Peretti em comunicado.

“Quando uma empresa de aplicativos não se importa com o conteúdo e pede a uma IA para maximizar o uso, o resultado é um serviço que incentiva o conteúdo que maximiza o vício. O tipo de conteúdo que é criado e recomendado não é o melhor conteúdo, mas provoca a resposta mais compulsiva e previsível do cérebro humano”, completa o CEO.

BuzzFeed deve priorizar qualidade de conteúdos em nova rede social.
📷 BuzzFeed deve priorizar qualidade de conteúdos em nova rede social. |Koshiro K/Shutterstock

A lista de espera para aqueles que desejam entrar na BF Island já está disponível, e a empresa vai selecionar um grupo de usuários para testar a plataforma e, então, finalizá-la com base em seu feedback.

MAIS ACESSADAS