
A polêmica envolvendo o influenciador Hytalo Santos e a 'adultização' de crianças em redes sociais continua a gerar consequências, atingindo outros youtubers. Na última quarta-feira (20), os canais de Taspio, João Caetano e Paty e Dedé foram removidos do YouTube após denúncias anônimas.
Os três canais, que juntos somavam mais de 30 milhões de inscritos, produziam conteúdo com a participação de crianças e adolescentes. Segundo o YouTube, a exclusão ocorreu por "violação das políticas de segurança infantil".
Veja também:
- Quando o amor vira obsessão: conheça os sinais de alerta
- Quem é o Youtuber Felca que denunciou colega influenciador?
- Estudo revela como cães ajudam a reduzir o estresse
Taspio, que tinha 12 milhões de seguidores, criava encenações sobre temas de relacionamento com a participação de jovens. O canal de João Caetano, com 14 milhões de inscritos, produzia vídeos com manobras de bicicleta e desafios com carros de luxo. Já o casal Paty e Dedé, com 7 milhões de seguidores, publicava vídeos de dança, esportes e encenações. Os grupos de jovens que participavam dos vídeos eram chamados de "tropas".
Defesa contesta decisão
A defesa dos influenciadores anunciou que irá recorrer da decisão e criticou a falta de aviso prévio por parte da plataforma. Em comunicado, os youtubers afirmam que as produções "sempre priorizam o melhor interesse das crianças e adolescentes".
O texto também destaca que os menores de idade envolvidos nas gravações possuíam contratos formalizados e acompanhamento psicológico, que atestava não haver "qualquer prejuízo" à saúde mental dos participantes. A defesa defende ainda que as atividades de gravação eram benéficas para o desenvolvimento das crianças.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar