Conforme o biólogo Carlos Stênio, os cientistas já analisaram o comportamento homossexual de mais de 1500 espécies de animais, entre elas aves, anfíbios, peixes, mamíferos, répteis, insetos e até vermes nematóides. 

Tanto na natureza, quanto em cativeiro, afirma-se que as interatividades sexuais existem com bastante frequência em algumas espécies não humanas. Entre esses animais, podemos citar os leões, hienas, ovelhas, abutres, boto-cor-de-rosa, girafas, macacos bonobos, baleias cinzentas, cisneis negros e patos selvagens.

Em confrontação à espécie humana, a sexualidade entre os animais é mais ampla, com poucas regras, preconceitos e cobranças. Não há padrões precocemente estabelecidos. Alguns filhotes quando são rejeitados pelos pais biológicos, são adotados por um casal com o mesmo sexo.

Uma das histórias mais famosas aconteceu no ano de 2019, no Jardim Zoológico de Berlim, na Alemanha. Os pinguins-rei machos Skip e Ping, tinham um relacionamento há algum tempo, e mostravam sinais de quererem procriar. Segundo os veterinários e biólogos do zoológico, eles buscavam por rochas úmidas com a esperança de que elas fossem ovos e chocassem. No mesmo ano, os colaboradores decidiram dar a eles um ovo de verdade para que, finalmente, tivessem a chance de formar uma família.

Leões possuem relação homossexual Foto: (Foto: Creative Commons/laubarnes)

MAIS ACESSADAS