plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CASA DA CULTURA

Exposição “Caboclo da Amazônia” chega ao sudeste do Estado 

A mostra que estreou em Belém, passa agora por Canaã e, em agosto, segue para Marabá

Imagem ilustrativa da notícia Exposição “Caboclo da Amazônia” chega ao sudeste do Estado  camera A exposição “Caboclos da Amazônia – Arquitetura, Design, Música” chegou a Canaã dos Carajás nesta segunda-feira (18) | Carlos Alcantarino

A exposição “Caboclos da Amazônia – Arquitetura, Design, Música” chegou a Canaã dos Carajás nesta segunda-feira (18). Idealizada pelo designer paraense Carlos Alcantarino e patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra, que já passou por Belém, onde foi vista por mais de 2 mil pessoas, ficará aberta à visitação até o dia 29 deste mês na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, com entrada gratuita.

Distribuída em quatro áreas - Arquitetura, Interiores, Letras e Música -, a mostra reúne mais de 300 peças que remetem a elementos da paisagem amazônica, como os estilos das casas construídas às margens dos rios, as músicas mais tocadas nos bares de beira de estrada e as frases desenhadas em embarcações.

A mostra reúne mais de 300 peças que remetem a elementos da paisagem amazônica
📷 A mostra reúne mais de 300 peças que remetem a elementos da paisagem amazônica |Carlos Alcantarino

Nas salas de Arquitetura e Interiores, os visitantes poderão conferir as fotos produzidas pelo artista na Ilha do Combu, em Belém, e em cidades do Marajó, como Afuá, mostrando o colorido das casas caboclas e a arquitetura única desses locais.

O dia a dia dos moradores da Amazônia paraense será apresentado na sala das Letras a partir do trabalho dos “abridores de letras”, como são chamados os artistas que pintam nomes, dizeres e palavras nas embarcações que cortam os rios da região.

Já quem passar pela sala de Música, experimentará o carimbó, a guitarrada e a festa de aparelhagem e outros ritmos que embalam a música paraense.

A próxima parada da mostra “Caboclos da Amazônia – Arquitetura, Design, Música” é Marabá
📷 A próxima parada da mostra “Caboclos da Amazônia – Arquitetura, Design, Música” é Marabá |Carlos Alcantarino

Para Alcantarino, “a exposição é esse novo olhar sobre as coisas corriqueiras, comuns que a gente tem no Pará, que são a arquitetura natural do caboclo, o design natural do povo mais simples. Acho que têm uma estética e cultura muito interessantes. Intuitivamente, criaram toda uma arquitetura local, no design e na música também. O Pará tem uma cultura muito rica”.

A próxima parada da mostra “Caboclos da Amazônia – Arquitetura, Design, Música” é Marabá, onde ficará aberta ao público entre os dias 04 e 14 de agosto, no Pavilhão do Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha, localizado na BR-222, no núcleo Nova Marabá. A realização da exposição nos três municípios é resultado da estratégia de circulação do Instituto Cultural Vale.

Veja também:

Vale abre 400 vagas para Programa Formação Profissional

Vídeo: Cavalgada marca a abertura da 34ª Expoama em Marabá

Sobre o curador

Carlos Alcantarino nasceu em Belém do Pará em 1958; é graduado e mestre em Engenharia Civil pela PUC/RJ. Designer autodidata, está radicado no Rio de Janeiro, onde montou, em 1996, o Estúdio Alcantarino, especializado no desenvolvimento de móveis e objetos utilitários, projetos arquitetônicos e cenográficos e consultoria em design. Participou de diversas exposições e ganhou alguns dos principais prêmios de design no Brasil e no exterior.

Serviço

O quê? Exposição “Caboclos da Amazônia – Arquitetura, Design, Música”.

Quando? 18 a 29/07, de segunda a sexta, das 8h às 19h.

Onde? Hall de Exposições da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, que fica localizada na Rua das Esmeraldas, número 141, no Jardim das Palmeiras, em Canaã dos Carajás.

Curador? Carlos Alcantarino.

Quem pode visitar? Qualquer pessoa. A entrada é gratuita.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias