A prova de vida está suspensa até o final deste ano, no entanto, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou no último dia 15 de outubro, novo calendário para que o procedimento seja realizado.
A prova de vida é obrigatória para aposentados e pensionistas que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.
O cronograma tem como base a data do último procedimento feito entre novembro de 2020 e dezembro de 2021. Para os exames que venceriam entre outubro e dezembro de 2021, a nova data de procedimento será janeiro de 2022.
PROVA DE VIDA EM 2022
Ficou determinado que a partir de 2022, independente de qual for o vencimento, a prova de vida deverá ser realizada no mês de aniversário do segurado. Evitando a suspensão ou bloqueio do benefício.
Segundo o INSS, os segurados não estão impedidos de fazer a prova de vida, mesmo que a obrigatoriedade esteja suspensa até dezembro. Isso porque, ela pode ser realizada no banco onde o segurado recebe o benefício.
VEJA TAMBÉM:
Sine busca trabalhadores para mais de 50 vagas em empresas
Preço da carne para o consumidor no Brasil pode cair até 15%
Trabalhador pode sacar boa quantia com PIS/Pasep. Veja
A comprovação de vida é obrigatória e o aposentado e o pensionista deve realizar o procedimento todos os anos. Desta forma, se você tinha que realizar a comprovação de vida entre novembro de 2020 e junho de 2021, fique sabendo que o procedimento terá que ser realizado em janeiro de 2022. Isso evitará que o benefício seja suspenso.
Veja o cronograma
Quem tinha que provar que estava vivo entre novembro de 2020 e junho de 2021, veja as novas datas para realizar a prova de vida:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar