plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOVA PORTARIA

INSS divulga novo calendário da prova de vida

Obrigatoriedade está suspensa, mas, quando retornar, beneficiários terão de seguir calendário.

Imagem ilustrativa da notícia INSS divulga novo calendário da prova de vida camera | Reprodução

A prova de vida está suspensa até o final deste ano, no entanto, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou no último dia 15 de outubro, novo calendário para que o procedimento seja realizado.

A prova de vida é obrigatória para aposentados e pensionistas que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.

O cronograma tem como base a data do último procedimento feito entre novembro de 2020 e dezembro de 2021. Para os exames que venceriam entre outubro e dezembro de 2021, a nova data de procedimento será janeiro de 2022.

PROVA DE VIDA EM 2022

Ficou determinado que a partir de 2022, independente de qual for o vencimento, a prova de vida deverá ser realizada no mês de aniversário do segurado. Evitando a suspensão ou bloqueio do benefício.

Segundo o INSS, os segurados não estão impedidos de fazer a prova de vida, mesmo que a obrigatoriedade esteja suspensa até dezembro. Isso porque, ela pode ser realizada no banco onde o segurado recebe o benefício.

VEJA TAMBÉM:

Sine busca trabalhadores para mais de 50 vagas em empresas

Preço da carne para o consumidor no Brasil pode cair até 15%
Trabalhador pode sacar boa quantia com PIS/Pasep. Veja

A comprovação de vida é obrigatória e o aposentado e o pensionista deve realizar o procedimento todos os anos. Desta forma, se você tinha que realizar a comprovação de vida entre novembro de 2020 e junho de 2021, fique sabendo que o procedimento terá que ser realizado em janeiro de 2022. Isso evitará que o benefício seja suspenso.

Veja o cronograma

Quem tinha que provar que estava vivo entre novembro de 2020 e junho de 2021, veja as novas datas para realizar a prova de vida:

INSS divulga novo calendário da prova de vida
📷 |

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias