No imaginário popular, os tubarões são mais assustadores. A fama foi catapultada em grande parte pelo cinema. Porém os números apontam a outra direção: ataques de jacarés e crocodilos matam cerca de mil pessoas por ano no mundo, muito mais que investidas de tubarões contra humanos.
As presas são afogadas, nos giros feitos pelos répteis sob a água, e depois triturados. Não são raros casos de animais abatidos com restos humanos ainda dentro deles. Para efeito de comparação, mordidas de tubarão mataram 10 pessoas em todo o mundo em 2020 — seis dessas mortes foram em águas australianas.
Um homem foi atacado por um jacaré neste último sábado (23) enquanto nadava no Lago do Amor que é proibido para banho, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Um professor identificado como Willyan Caetano estava tomando tereré (bebida típica de Campo Grande também conhecida como Erva Mate) por volta das 15h daquele dia quando reparou que um homem entrava no lago, por isso resolveu se aproximar das margens e registrar o momento.
Veja também!
Jovem de 23 anos é morta. Marido é o principal suspeito
Irmãos de 3 e 5 anos morrem após comerem fruto venenoso
Avó é executada ao tentar defender neto em Marabá
Caetano conta que o homem foi ferido pelo jacaré em um dos braços e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
Veja o vídeo do ataque:
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que é responsável pela administração do lago, afirma que o local é sinalizado e deixa explícito a proibição de nadar.
Mais tarde, Willyan publicou um vídeo com o homem brincando sobre o incidente. “Estão me vendo nessa situação, mas vocês não sabem como ele [jacaré] está lá, quantos dentes ele perdeu na boca. Porque eu dei umas machucadas nele também”, disse.
Diferenças entre jacarés e crocodilos
Para começar, as duas espécies são de famílias diferentes. A anatomia entre eles é uma das principais características que os distinguem: os jacarés têm focinho largo e arredondado, enquanto os crocodilos têm a cabeça mais afilada. A diferença mais visível, no entanto, está nos dentes: em crocodilos, o quarto dente do maxilar inferior fica para fora da boca – mesmo com ela fechada. Já o dos jacarés ficam do lado de dentro.
De acordo com reportagem da Superinteressante, não existem crocodilos no Brasil, eles são mais comuns na África, Ásia e Oceania.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar