plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
O QUE FAZER?

Enem: especialistas dão dicas de como se preparar para prova

As provas acontecem neste domingo (21) e no dia 28 de outubro em todo o país.

Imagem ilustrativa da notícia Enem: especialistas dão dicas de como se preparar para prova camera Preparação para a prova envolve mais do que os aspectos cognitivos, concentrando também fatores envolvidos na saúde mental, dizem especialistas | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Preparação para a prova envolve mais do que os aspectos cognitivos, concentrando também fatores envolvidos na saúde mental, dizem especialistas
📷 Preparação para a prova envolve mais do que os aspectos cognitivos, concentrando também fatores envolvidos na saúde mental, dizem especialistas |Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais portas de entrada para as universidades públicas no Brasil. Além da maratona de questões sobre diversas áreas do conhecimento, os estudantes precisam enfrentar o medo, a pressão e a ansiedade. As provas acontecem neste domingo (21) e no dia 28 de outubro em todo o país.

Enquanto alguns alunos se sentem mais seguros estudando até o último minuto, outros preferem guardar os momentos antes da prova para descansar. Especialistas ressaltam que respeitar os limites do corpo é fundamental para buscar um bom resultado.

O psicólogo Renato Caminha, mestre em psicologia social e da personalidade, explica a manutenção do ciclo circadiano pode auxiliar no controle do estresse e da ansiedade antes do exame. O corpo humano funciona de acordo com um relógio biológico interno que regula as atividades e os processos fisiológicos do organismo em um ciclo de 24 horas, chamado ritmo circadiano.

“Ter boas horas de sono e uma alimentação leve, evitando alimentos estimulantes, meditar ou manter estratégias respiratórias de relaxamento muscular são algumas recomendações de preparação psicológica e também servem para evitar distrações cognitivas”, afirma o especialista que atua como professor e pesquisador na área de saúde mental.

Segundo o especialista, a preparação para a prova envolve mais do que os aspectos cognitivos, concentrando também fatores envolvidos na saúde mental que podem ajudar a equilibrar as emoções.

“Algumas pessoas são mais ansiosas e, ao fazer revisões e estudos antes do exame, podem ter um fator de complicação, o aumento de estresse. Temos que pensar que quanto mais estressados formos para o local, mais teremos um comportamento de dispersão do foco de atenção, que está ligado à maior concentração na hora da prova”, explica.

Algumas estratégias podem tornar o dia do exame menos estressante, como fazer uma visita ao local de prova, caso seja um lugar pouco conhecido. Com a familiaridade é possível calcular quanto tempo será necessário para chegar e se programar para sair de casa com antecedência.

Buscar maneiras de relaxamento também é uma forma de despertar no organismo a liberação de hormônios como a ocitocina, que acalma o organismo. O convívio com amigos e familiares pode ser uma alternativa prazerosa e uma distração saudável para as tensões pré-prova.

Nesse sentido, a família apresenta um papel essencial de apoio, devendo evitar cobranças excessivas.

“É fundamental que ela valide, acolha e apoie sem cobranças e nível de exigência. A família é um dos fatores de convívio social e pode servir como uma válvula de escape para desestressar, seja em um almoço, um jantar, uma saída juntos, uma confraternização ou manifestações afetivas”, disse.

Importância da preparação psicológica

A pandemia de Covid-19 interrompeu as atividades escolares no Brasil e no mundo durante mais de um ano. Nesse período de distanciamento social, distúrbios mentais como a ansiedade e a depressão aumentaram a nível global. Segundo os estudos, os jovens foram os mais afetados em relação aos impactos para a saúde mental.

VEJA TAMBÉM:

Atletas tomam ruas de Marabá na 11ª Corrida de São Félix

Cruzamento da 33 deve ganhar radar e lombada eletrônica

Confira programação da chegada do Papai Noel em Marabá

Para além da resolução de questões, a realização do ENEM envolve a retomada de planos, sonhos e de metas de vida.

De acordo com o psicólogo Renato Caminha, a preparação psicológica deve envolver a capacidade de regulação emocional e técnicas de intervenção em momentos de crise.

“Cada dia mais a exigência aumenta nessa prova, como uma maratona, e os cursos preparatórios e seus professores têm estimulado os alunos para um acompanhamento psicoterápico para compreenderem de fato a regulação emocional”, disse.

Com que roupa eu vou?

Para a consultora de estilo Juliana Lenz, as roupas têm um papel importante no dia da realização do ENEM. Segundo Lenz, roupas confortáveis podem ajudar a aliviar a tensão.

“O ideal é usar roupas de malha como, por exemplo, o moletom. Se optar por jeans, é importante escolher o mais maleável, com um pouco de stretch e não tão ‘duro’, visto que você ficará horas sentado”, diz a consultora.

Segundo Lenz, o conforto também deve ser a prioridade no momento de escolher os calçados. “Para os pés, sapatos baixos ou tênis com uma meia gostosa e confortável para lhe trazer bem-estar durante a prova. Evite saltos e sandálias abertas por conta da temperatura do ar-condicionado que não sabemos como será”, acrescenta.

Para a consultora, vale uma dica antiga de mães e avós: leve um casaquinho para aquecer, antecipando possíveis mudanças de temperatura. Em relação às cores, ela recomenda evitar o uso de peças em vermelho, que podem causar irritação, desconforto ou excitação, e apostar no amarelo que estimula a mente.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias