plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RAPIDEZ E COMODIDADE

Comissão de Transportes aprova uso de app para mototáxi

Falta o aval da CCJ e do Senado para projeto virar lei

Imagem ilustrativa da notícia Comissão de Transportes aprova uso de app para mototáxi camera | Reprodução

Com a aprovação na sexta-feira (26) pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, o projeto de lei que permite o uso de aplicativos para mototáxi depende agora, para se tornar lei, apenas do aval da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Casa e a aprovação do Senado.

O Projeto de Lei nº 7376/2017, do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), foi aprovado na forma de substitutivo do relator, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP). Macris retirou do texto original a previsão de compartilhamento das informações do serviço com o município.

“Como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – 13.709/2018) é muito recente e de alta sensibilidade, há ainda muito a ser discutido a respeito de sua aplicação e dos perigos envolvidos”, ponderou.

O relator também inseriu no texto trecho que obriga o mototaxista a portar Carteira Nacional de Habilitação com a informação de que exerce atividade remunerada.

O substitutivo altera a Lei 12.009/2009, que regulamenta o exercício das atividades dos mototaxistas, e a Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012).

Ao apresentar o projeto, o autor da matéria justifica que: “Após duas décadas carregando passageiros sobre duas rodas, os mototaxistas buscam alternativas para se reinventar frente à concorrência. O objetivo dessa iniciativa dos mototaxistas é reverter uma drástica queda de até 70% nas corridas sobre motocicletas, conforme estimativa dos sindicatos”.

VEJA TAMBÉM:

Mais de 70 vagas de empregos ofertadas pelo Sine em Marabá

Aneel divulga nova bandeira tarifária para dezembro

Greve de pilotos pode afetar voos no aeroporto de Marabá

MELHORIA DO SERVIÇO

Com a adoção de aplicativo para o serviço de mototáxi os usuários terão algumas vantagens em relação ao serviço tradicional, tais como, ao solicitar uma corrida de motocicleta utilizando o celular, conhecer antecipadamente o valor e o tempo de espera, e efetuar o pagamento com cartão.

O mototáxi surgiu como alternativa ao precário sistema de transporte no Brasil, que deixa de atender alguns bairros por falta de infraestrutura, do transporte coletivo ou mesmo segurança (principalmente nas capitais). O serviço trouxe vantagens como preço reduzido, fluidez ao trânsito, rapidez e comodidade aos usuários. (Val-André Mutran)

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias