plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TROCA DO DOCUMENTO

Nova CNH começa a valer em junho; confira tudo sobre 

Confira tudo o que muda na nova CNH

Imagem ilustrativa da notícia Nova CNH começa a valer em junho; confira tudo sobre  camera A nova CNH terá um novo formato, que aproximará o documento ao padrão | Reprodução

O novo padrão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), começará a valer a partir de junho, conforme determina a resolução 886 publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Com a notícia de que a nova documentação entrará em vigor já no próximo mês, muitas pessoas estão em dúvida sobre o que muda de fato na nova documentação e se será necessário realizar a troca do atual modelo pelo novo.

Pensando nessas dúvidas que podem atingir milhares de motoristas, hoje explicaremos exatamente o que muda na nova CNH e se a troca do documento será ou não obrigatória.

O que muda na nova CNH?

A nova CNH terá um novo formato, que aproximará o documento ao padrão utilizado internacionalmente. A princípio as mudanças vão facilitar a vida de quem vai dirigir em outros países.

O documento será modernizado e trará mudanças significativas na segurança. O documento manterá o QR Code já disponível, além de ter dispositivos de segurança, como tinta especial fluorescente, além de itens visíveis apenas com luz ultravioleta.

As cores do documento também vão mudar, a CNH deixará de ter a cor predominante verde e terá também a cor amarela no documento.

Também haverá uma mudança para identificar se o documento do motorista é a Permissão para Dirigir que será evidenciada pela letra “P” e a carteira definitiva que será evidenciada pela letra “D”.

Por fim, uma das principais mudanças são as novas categorias de habilitação, que vão substituir os atuais formatos A, B, C e D. Segundo a resolução 886 publicada pelo Contran haverá mudanças na CNH sobre a classificação de veículos em 14 categorias.

A classificação foi baseada no modelo europeu em que são atribuídas diferentes classificações a condutores, condutores de cargas e de pessoas.

Todavia, ainda não foi definido como funcionarão essas “subcategorias”, a expectativa é que essa questão seja resolvida até o final do mês durante audiência pública do Conselho.

Vou precisar trocar minha CNH atual?

Não! Não será preciso que os motoristas troquem o atual modelo da CNH pelo novo padrão que entrará em vigor a partir de 1º de junho.

Veja também:

Recolhimento do FGTS será agora totalmente digital

Nome fica limpo depois de 5 anos de dívida? Verdade ou Mito?

Isso porque a troca do documento será gradual, onde, os primeiros a receber o novo documento serão os novos habilitados, e também pessoas que estão tirando a segunda via do documento.

Os condutores que estão com o formato atual do documento, terão acesso à nova CNH apenas quando forem renovar o documento, sem qualquer necessidade de troca ou exigência do novo modelo.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias