O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começa nesta terça-feira (10), e segue até o dia 21 de maio. O prazo é o mesmo tanto para a versão impressa quanto para a digital da prova.
O resultado da avaliação pode garantir o acesso ao ensino superior, público ou privado, através de programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que usam a nota dos participantes.
COMO SE INSCREVER NO ENEM 2022
Os interessados em se candidatar devem acessar a Página do Participante e se inscrever, entre os dias 10 e 21 de maio. É necessário desembolsar a quantia de R$ 85 referente a taxa de participação. Nesta edição, os estudantes poderão realizar o pagamento via pix ou cartão de crédito.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), candidatos que conseguiram direito à isenção estão dispensados do valor, mas ainda precisam se inscrever para participar do exame.
QUANDO SERÃO AS PROVAS
As avaliações estão previstas para acontecerem em dois domingos, sendo que em cada dia os candidatos resolvem 90 questões de assuntos específicos, e em um deles ainda há a redação. São eles:
PRIMEIRO DIA DE PROVA: 13 DE NOVEMBRO
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas;
redação.
SEGUNDO DIA: 20 DE NOVEMBRO
45 questões de matemática;
45 questões de ciências da natureza.
NOVIDADES DO ENEM 2022
Neste ano, pela primeira vez, será possível que os candidatos usem documentos digitais de identificação nos locais de aplicação da prova, como:
e-Título;
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital;
RG Digital.
Veja também:
Gasolina vai aumentar mais uma vez, agora alta é de até 25%
Nome fica limpo depois de 5 anos de dívida? Verdade ou Mito?
CRONOGRAMA
Inscrições: 10 a 21 de maio
Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
Provas: 13 e 20 de novembro
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar