plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
OPORTUNIDADE

IBGE abre novo concurso com 450 vagas para o Pará. Veja!  

Inscrições são gratuitas e vão até próxima quarta-feira (15)

Imagem ilustrativa da notícia IBGE abre novo concurso com 450 vagas para o Pará. Veja!   camera Processo seletivo não terá cobrança de taxa; seleção será feita por análise curricular | Ricardo Benichio / folhapress

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu processo seletivo simplificado complementar (PSS) para contratação temporária de 48.535 recenseadores do Censo 2022. As inscrições, disponíveis neste link do Portal do IBGE, podem ser feitas até a próxima quarta-feira, 15, por meio de formulário online.

As vagas, distribuídas por todo o Brasil, são voltadas para nível fundamental completo, e a seleção será feita por análise curricular. Não será cobrada taxa de inscrição.

Antes do início das coletas do Censo, o profissional selecionado passará pelo treinamento obrigatório, previsto para ocorrer entre os dias 18 e 22 de julho. A principal função para esse cargo será entrevistar os moradores. A remuneração é por produção e pode variar de acordo com o tempo dedicado e com o grau de dificuldade do trabalho.

É recomendado, segundo o edital, que o recenseador faça uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais. O contrato terá duração de três meses, o que pode ser prorrogado. A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 30 de junho.

Distribuição de vagas

São Paulo é o estado com o maior número de vagas, com 18.589 espalhadas por 635 municípios. No Rio Grande do Sul, são ofertadas 5.185 vagas. Já em Minas Gerais, que é o terceiro estado com maior oferta, são 4.633 vagas. No Pará, são 450 vagas.

O IBGE pretende contratar 206.891 servidores temporários para trabalhar no Censo. Desses postos de trabalho, 183.021 são para recenseadores.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever no período entre 9 e 15 de junho, mediante o preenchimento do formulário, que será disponibilizado no site do IBGE. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. O candidato deverá enviar o documento preenchido para o e-mail da unidade que abrange a localidade da vaga de interesse (anexo I do edital).

No formulário, o candidato deverá anexar as cópias da sua documentação (identidade e titulação acadêmica). A avaliação de títulos terá apenas caráter classificatório. O resultado final e os locais das vagas serão divulgados posteriormente.

Remuneração

Para recenseador, a remuneração será por produção, calculada por setor censitário, por unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Veja também:

Detran-PA abre inscrições para Processo Seletivo, saiba mais

Seap abre processo seletivo com salário de até R$ 4,5 mil

A jornada mínima de trabalho é de 25 horas, além da participação integral e obrigatória no treinamento. Já os agentes irão atuar 40 horas semanais, oito horas por dia, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

Além disso, os aprovados contarão com auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais. O contrato inicial será de três meses, cabendo prorrogação.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias