Hoje em dia, existem diversos golpes utilizados para lesar e conseguir dinheiro em cima de pessoas desavisadas. Muitos desses acontecem em postos de gasolina.
Motoristas desavisados ou desatentos podem não perceber práticas comuns utilizadas para lesar o cliente, mas é preciso estar sempre atento às diversas situações que podem vir a acontecer quando se está dentro de um posto de gasolina.
Uma das maiores preocupações dos condutores é em relação à gasolina adulterada, mas esse não é o único dos problemas que podem acontecer.
É preciso se atentar a outros detalhes, por exemplo, o valor na maquininha. Hoje em dia, com as facilidades do cartão por aproximação, cada vez menos as pessoas conferem o valor exibido no visor da máquina.
Porém, essa é uma prática importante, visto que o valor cobrado pode ser maior do que o devido. E, até que o cliente note, já é tarde demais.
Outra prática muito comum é a do combustível com ar. Com esse artifício, o litro do combustível na bomba é o mesmo que o motorista solicitou, mas na realidade, junto ao combustível, o cliente recebeu ar.
Veja também:
INSS anuncia novo “título” para aposentados. Saiba mais!
Confira péssima notícia divulgada pela Samsung aos clientes
Esse golpe é mais difícil de se perceber. Demanda muita atenção por parte do cliente, que precisa saber quantos litros cabem no tanque de gasolina do veículo e se atentar à quilometragem rodada por litro.
Assim que perceber a diferença de quantos litros o carro realmente recebeu e por quantos litros o motorista pagou, é possível fazer uma denúncia do posto na ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível) e, é claro, evitar abastecer novamente nesse lugar.
Por fim, um golpe que muitos já conhecem. Nos postos, os frentistas tendem a oferecer a troca de óleo. Mas é importante entender que esse serviço não deve ser feito em curtos intervalos.
É necessário fazer a troca frequentemente, no entanto, quando se faz a troca do óleo, é normal receber um adesivo com a data em que se deve trocar novamente. Dessa forma, evite gastar dinheiro trocando o óleo antes do prazo ou da quilometragem necessária.
Esses são alguns dos golpes mais comuns de acontecer nos postos de gasolina, então, fique atento e não caia neles!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar