As datas para inscrição dos três processos seletivos para ingresso no ensino superior de 2023 foram alteradas pelo Ministério da Educação (MEC). Milhares de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever nos programas utilizando a nota do Enem, que será divulgada em 16 de fevereiro.

O MEC modificou as datas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A gestão da pasta atualizou os cronogramas publicados em novembro, fim do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Novo cronograma para ingresso no ensino superior em 2023:

Sisu

Inscrições: de 16 a 24 de fevereiro

Resultado: 28 de fevereiro

Veja também:

Pará tem concurso público com salário de até R$ 33 mil

Licença-Maternidade é alterada após votação do STF

Prouni

Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março

Resultados: de 7 a 16 de março (1ª chamada) e de 21 a 30 de março (2ª chamada)

Primeira chamada: de 7 a 16 de março

Segunda chamada: de 21 a 30 de março

Fies

Inscrições: de 7 a 10 de março

Resultado: 14 de março

O MEC divulgará os números de vagas ofertadas na primeira edição de 2023 dos programas próximo à data de abertura das inscrições. O cadastro para os três processos seletivos é gratuito e deve ser efetuado no Portal Acesso Único.

Além disso, vale ressaltar que a classificação em todos os processos será realizada com base na nota obtida na edição do Enem de 2022. Para o Prouni, será válido também o Enem de 2021. Notas a partir da edição de 2010 do Enem serão aceitas para inscrições no Fies. 

Os estudantes que fizeram a prova no Enem devem ficar atentos a novas datas Foto: Jacqueline Lisboa/ Metrópoles

MAIS ACESSADAS