Com o avanço tecnológico constante, os veículos estão se tornando cada vez mais sofisticados, e já é possível encontrar opções populares e acessíveis com dispositivos que quase os tornam semiautônomos. Como resultado, vários acessórios e componentes estão evoluindo, incluindo as chaves dos carros, que mudaram consideravelmente.

Já não é necessário colocar o dispositivo no fecho para girá-la e ligar o carro. Em vez disso, basta se aproximar do veículo com a chave para que ele ligue automaticamente.

Hoje em dia, até mesmo em versões de entrada de alguns modelos, as chaves inteligentes estão disponíveis. Além disso, também existem aquelas que funcionam como controle remoto.

Especialistas têm levantado preocupações sobre a segurança dos novos modelos do utensílio, especialmente aqueles que funcionam por controle remoto. Há o risco de criminosos desenvolverem tecnologias ou usarem dispositivos similares para enviar sinais aos carros e fazê-los funcionar.

A indústria automotiva está ciente desses problemas e, segundo especialistas, busca formas de reduzir os riscos de os veículos serem roubados
📷 A indústria automotiva está ciente desses problemas e, segundo especialistas, busca formas de reduzir os riscos de os veículos serem roubados |Getty Images

Como reduzir riscos

O sinal emitido pelas chaves dos carros é recebido por uma antena no veículo, que possibilita a realização do comando desejado. No entanto, a segurança desses dispositivos tem sido questionada por especialistas, que alertam para o risco de hackers interceptarem o sinal e usá-lo para replicar a ação sem a chave original.

Por causa desse temor, alguns usuários da internet estão propondo uma solução simples e barata para se proteger. Se essa é uma questão que passa pela sua cabeça, saiba que é possível se proteger à distância utilizando papel alumínio.

LEIA TAMBÉM:

+ Novo botão polêmico chega no WhatsApp e divide opiniões 

+ Veja quem tem direito a receber abono a partir do dia 15 

Para evitar esse tipo de roubo de informações, a recomendação cobrir as chaves inteligentes com papel alumínio, impedindo a transmissão do sinal e protege as informações. Embora essa solução não seja esteticamente agradável, ela é prática, barata e fácil de implementar.

Além disso, há no mercado alguns acessórios, como bolsas e caixas, que também servem como protetoras de sinal para dispositivos emitidos pelas chaves dos carros. Com essas dicas, você e seu veículo ficam mais seguros.

Segundo especialistas, folhas de alumínio podem ajudar a bloquear a transmissão de informações que permitiriam o acesso de terceiros ao veículo Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS