A falta de informação sobre plantas venenosas ainda representa um grande perigo, especialmente para crianças pequenas. Surpreendentemente, a cada dez casos de intoxicação por plantas tóxicas registrados no Brasil, seis ocorrem com crianças menores de 10 anos.
No entanto, é importante destacar que as plantas venenosas não estão limitadas a florestas distantes e matas exóticas. Na verdade, algumas espécies podem ser encontradas até mesmo em jardins comuns.
É fundamental conhecer e ficar atento às plantas e flores venenosas para garantir a segurança dos animais de estimação e de toda a família. Confira abaixo algumas das espécies que representam perigo.
Dieffenbachia picta Schott
A planta conhecida pelo nome popular de “comigo-ninguém-pode” é uma das campeãs de intoxicação, pois pode ser encontrada em diversos locais, como jardins públicos.
Tanto a ingestão quanto o contato com essa planta podem causar complicações, como queimação, inchaço na região da boca e língua, náuseas, diarréia, dificuldade de engolir e asfixia.
Nerium oleander L.
Amplamente utilizada em jardins e projetos paisagísticos, a espirradeira é uma espécie oriental com flores coloridas e belas, mas altamente tóxica. A presença da substância oleandrina em sua composição pode desencadear distúrbios cardíacos que resultam em diversas complicações graves para a saúde.
Ricinus communis
A mamona contém ricina, uma potente toxina encontrada no endosperma de suas sementes. Essa planta está na lista das mais venenosas do planeta devido à ação extremamente forte da ricina, capaz de interferir no metabolismo celular.
Dracaena trifasciata
Embora seja famosa por sua suposta proteção contra o mau-olhado, a espada de São Jorge também está na lista das “plantas mais venenosas do mundo”.
Suas substâncias, como glicosídeos e saponinas tóxicas, podem dificultar de mobilidade e afetar o sistema respiratório. Em animais, um dos primeiros sinais de intoxicação é a salivação intensa.
LEIA TAMBÉM:
+ Afinal, posso requentar café ou bebida faz mal, nesse caso?
+ Consumo destas bebidas pode ocasionar queda de cabelo. Veja!
É importante notar que muitas das plantas mencionadas são comuns e frequentemente utilizadas para embelezar os ambientes. No entanto, mesmo sendo venenosas, elas podem ser mantidas em casa desde que sejam tomadas precauções para evitar que os pets tenham acesso a elas.
No caso de cães, é suficiente pendurá-las em cachepôs suspensos ou posicioná-las em locais altos, como armários, estantes ou prateleiras. Já no caso dos gatos, o controle é um pouco mais desafiador, sendo recomendável evitar completamente essas plantas.
Pendurar plantas venenosas em locais acessíveis a gatos pode representar um grande perigo, já que as folhas pendentes tendem a atrair ainda mais a atenção desses animais curiosos.
Com as devidas precauções, é possível ter plantas venenosas em casa, mantendo os pets em segurança. Existem várias opções de plantas seguras para cães e gatos, como manjericão, suculentas, orquídeas, rosas, marantas, pilea e bambu.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar