A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2023, aconteceu neste domingo (12) em todo o Brasil. O segundo dia contou com as provas de matemática e ciências da natureza. Alguns educadores e especialistas analisaram o primeiro dia de provas e deram suas opiniões a respeito. Mas uma influencer tem chamado a atenção ao se dedicar exclusivamente a falar, dar dicas e emitir opiniões sobre a prova que dá acesso às universidades do país.
A influencer Débora Aladim, 25, é professora de história e ganhou destaque nas redes sociais com vídeos em que analisa as provas do Enem.
A mineira de Belo Horizonte possui mais de 1,4 milhão de seguidores no Instagram. Formada pela UFMG, ela passou a divulgar vídeos sobre conteúdos educacionais no YouTube.
Veja também:
- Seduc abre processo seletivo para profissionais da educação
- Últimos dias de inscrição no concurso dos Bombeiros do Pará
- Vídeo: homem entra em estacionamento e furta SW4 de vereador
"Minha família tinha medo de que eu pudesse não ter um bom futuro. A gente sabe que o professor não é uma profissão valorizada no Brasil. [...] Foi muito importante mostrar a eles esse retorno das redes sociais", disse em papo exclusivo com Splash.
A maioria do 'hate' que eu sofro muitas vezes é, na verdade, machismo e muito assédio, infelizmente. Ainda mais por ser mulher e parecer mais nova. Pareço ter a mesma idade das pessoas para as quais ensino. É muito chato, mas é parte do trabalho. - Débora Aladim.
Influencer vive "correria" em época de Enem. "A contagem regressiva é sempre muito caótica. Muitos alunos deixam para estudar de última hora. São os dias que a gente corre para postar todos os conteúdos, muitas revisões estão rolando e, também, muita busca".
Estudantes brasileiros ficam inseguros com a prova, avalia Débora. "São pessoas que se sentem muito solitárias. Às vezes, elas acham que só elas estão ansiosas e todos ao redor estão confiantes. A maioria fica com medo e lida com essa questão com pouca idade. Recebo muitas mensagens de pessoas que ficam com dúvidas”.
"É a questão de decisão. A escolha é muito grande, e nem sempre você conhece a área o suficiente. Você nunca fez algo próximo de Medicina, por exemplo. O fato de ser uma prova anual também interfere muito, mas o aluno terá outras oportunidades no futuro", completou a influencer.
Qual a dica de Débora para quem realizará o exame nacional hoje? "Com certeza sacrifícios foram feitos. Você merece a 'notona' que vai tirar no final das contas. Não desista, principalmente agora que a gente está entre uma prova e outra. Faça a segunda prova mesmo que você pense que não foi bem na primeira”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar