plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ADIADO POR CAUSA DAS CHEIAS

Veja a provável nova data da aplicação do Enem dos concursos

A nova data para aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado deve ser anunciada pela Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), nos próximos meses

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Veja a provável nova data da aplicação do Enem dos concursos camera A decisão foi anunciada na tarde desta sexta-feira (3), pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck | Michel Garcia

O governo federal já havia anunciado o adiamento do Concurso Nacional Unificado na última sexta-feira (3) após as chuvas causarem grandes transtornos e mortos na região sul do país, onde grande parte dos candidatos fariam as provas neste domingo (5). A nova data deve ser anunciada pela Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), nos próximos meses, mas é bem provável que a nova data seja em agosto de 2024, no segundo semestre.

A decisão foi anunciada na tarde desta sexta-feira (3), pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, em declaração à imprensa. O certame seria neste domingo (5/5), em 228 municípios do País.

“Essa decisão busca garantir a integridade dos participantes, inclusive a sua integridade física nas regiões onde seria impossível o deslocamento, mas é uma integridade em todas as dimensões, preservando a vida das pessoas e também conferindo segurança jurídica ao exame que é algo essencial para todo mundo que está prestando o concurso”, completou.

Conteúdo Relacionado:

Para o ministro Paulo Pimenta, a decisão, além de garantir isonomia a todos os candidatos, permite ao Governo focar ainda mais os esforços na ajuda humanitária necessária ao Rio Grande do Sul. "O Governo Federal ouviu a população gaúcha e decidiu pelo adiamento da prova em todo País. O Brasil se solidariza com o Rio Grande do Sul neste momento de dificuldades e vai prestar toda ajuda necessária", disse.

Nova Data

De acordo com nota divulgada pelo MGI, a nova data para o certame será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional. "São 65 mil salas que a gente precisa garantir que estejam disponíveis, são mais de quatro mil locais de prova, onde estão essas 65 mil salas; tem 200 mil pessoas envolvidas. Então a gente precisa garantir que essas pessoas estarão disponíveis numa nova data, é por isso que essa decisão de uma nova data não pode ser tomada hoje", concluiu Esther Dweck.

Conhecido como Enem dos Concursos por sua abrangência, o Concurso Unificado tem mais de 2,14 milhões de inscritos de todas as regiões do País. Eles vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos da Administração Pública Federal.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Brasil

    Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias