plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESCALA 6X1

Erika Hilton protocola PEC para extinguir escala 6x1 nesta terça-feira 

PEC propõe mudanças na carga horária semanal, garantindo mais dias de descanso para os trabalhadores.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Erika Hilton protocola PEC para extinguir escala 6x1 nesta terça-feira  camera O objetivo é substituir o atual sistema 6x1, que prevê seis dias trabalhados para um de folga. | Reprodução

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolará, nesta terça-feira (25), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para extinguir a escala de trabalho 6x1 no Brasil. A parlamentar conseguiu 234 assinaturas de apoio ao texto, número superior ao mínimo necessário de 171 deputados para que a matéria comece a tramitar na Câmara.

Hilton também pretende marcar uma reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), para discutir a proposta. Além disso, a deputada organizará um ato de mobilização com o vereador carioca Rick Azevedo (PSOL) e representantes do Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), além de outros coletivos sociais que apoiam a iniciativa.

Mudanças propostas

A PEC apresentada por Erika Hilton busca reduzir o limite máximo da jornada semanal de trabalho no Brasil e criar condições para a adoção do modelo de quatro dias de expediente por semana. O objetivo é substituir o atual sistema 6x1, que prevê seis dias trabalhados para um de folga, por escalas mais equilibradas, como 5x2 ou até mesmo 4x3.

Veja também:

A deputada reconhece que a proposta inicial visa abrir um debate amplo sobre o tema e admite que o formato final pode ser negociado com outros parlamentares e setores da sociedade.

Mobilização nacional

Além da apresentação oficial do texto, a assessoria de Hilton informou que haverá ações de mobilização em diversas cidades do país. A deputada e apoiadores do projeto realizarão um “panfletaço” em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, São Luís, Porto Alegre, Florianópolis, Manaus, Cariacica, Belo Horizonte, Fortaleza e Cuiabá.

Nesta terça-feira, também será anunciado um calendário nacional de mobilizações em defesa do fim da escala 6x1 e da redução da carga horária semanal.

Dados estatísticos:

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), trabalhadores brasileiros cumprem, em média, 40 a 44 horas semanais, acima da média de países da União Europeia, que gira em torno de 36 a 38 horas.

Pesquisa realizada no Reino Unido com empresas que adotaram a jornada de quatro dias de trabalho por semana revelou que 92% das companhias mantiveram o novo modelo devido ao aumento da produtividade e ao bem-estar dos funcionários.

No Brasil, um estudo da FGV indicou que 74% dos trabalhadores apoiam a redução da jornada, desde que não haja redução salarial.

Exemplos de outros países:

  • Reino Unido: Empresas testaram a semana de quatro dias sem redução salarial. O resultado foi queda no estresse dos funcionários e manutenção da produtividade.
  • Islândia: Experimentos entre 2015 e 2019 reduziram a jornada semanal para 35 horas e a satisfação e eficiência dos trabalhadores aumentaram.
  • Alemanha: Sindicatos pressionam por um modelo de 4 dias de trabalho, argumentando que a produtividade pode ser mantida mesmo com a redução da carga horária.
  • Bélgica: Desde 2022, trabalhadores podem concentrar a carga horária em menos dias, tendo uma jornada mais flexível.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Brasil

    Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias