
O prazo para solicitação da isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi prorrogado até o dia 2 de maio. A medida, anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), amplia a oportunidade para quem deseja fazer o Enem gratuitamente.
A prorrogação também se aplica às justificativas de ausência no Enem 2024, que são obrigatórias para quem faltou aos dois dias de prova e deseja obter isenção para a próxima edição. Os prazos de divulgação dos resultados e período de recursos permanecem os mesmos.
Novo cronograma do Enem 2025:
Solicitação de isenção da taxa e justificativa de ausência:
- 14 de abril a 2 de maio
Resultado das solicitações:
- 12 de maio
Período de recursos:
- 12 a 16 de maio
Resultado dos recursos:
- 22 de maio
Mesmo que a isenção seja aprovada, a inscrição no Enem 2025 deverá ser feita normalmente, em prazo que ainda será divulgado.
Veja também:
- Mpox: saiba o que é, como se transmite e como se proteger
- Pistoleiro que matou empresário em 2024 é preso em Itupiranga
- Enem 2025: veja quem pode pedir isenção e como solicitar
Quem tem direito à isenção
Para obter a gratuidade, é necessário fazer a solicitação na Página do Participante, utilizando login Gov.br. Têm direito à isenção:
- Estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas (em 2025);
- Participantes do programa Pé-de-Meia;
- Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas inscritas no CadÚnico com renda familiar de até 3 salários mínimos, ou renda per capita de até meio salário mínimo.
Quem faltou ao Enem 2024 deve apresentar justificativa válida, como documentos médicos ou oficiais, para ter nova isenção em 2025.
Enem: porta de entrada para o ensino superior
O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica e é o principal meio de acesso ao ensino superior no país. As notas são usadas no Sisu, Prouni e Fies, além de servirem em processos seletivos de faculdades públicas e privadas, inclusive em instituições de Portugal com convênio com o Inep.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar