
O Dia das Mães, uma das datas mais movimentadas do comércio brasileiro, também é um período de alerta para os consumidores. Com o aumento nas compras, tanto em lojas físicas quanto virtuais, cresce também a ação de golpistas, que se aproveitam do movimento para aplicar fraudes, principalmente na internet.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta destacando os principais golpes registrados nesta época, com destaque para sites falsos, promoções inexistentes e perfis forjados nas redes sociais. Em 2024, os golpes de falsas vendas já ocupam o segundo lugar entre os mais relatados pelos clientes às instituições financeiras.
Sites clonados e promoções enganosas
Um dos métodos mais utilizados pelos criminosos é a criação de páginas que imitam grandes lojas virtuais. Em muitos casos, a fraude é sutil: os golpistas modificam apenas uma letra ou número no endereço do site, enganando consumidores desatentos.
Veja também:
- Calendário do 13º: veja quando cai o pagamento da 2ª parcela
- Recebeu ligação e desligaram? Veja como evitar esse incômodo
- 45% dos jovens são afetados por redes sociais no Brasil
Além disso, perfis falsos nas redes sociais, muitas vezes recém-criados, patrocinam publicações com promoções tentadoras e depoimentos forjados para passar credibilidade. Essas armadilhas aparecem frequentemente nos stories e no feed dos usuários.
Cartões de crédito também viram alvo
A Febraban também alerta para fraudes presenciais, especialmente em lojas físicas. Dois golpes vêm sendo registrados com frequência:
- Troca de cartão: o golpista observa a senha digitada pela vítima e devolve um cartão semelhante, mas trocado. De posse do cartão real e da senha, realiza compras indevidas.
- Maquininha com visor danificado: o criminoso digita um valor acima do correto e impede que o cliente veja a quantia. O erro só é percebido após a finalização da compra.
“Sempre verifique o valor na tela da maquininha, insira você mesmo o cartão e confira se recebeu de volta o seu cartão real”, alerta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Dez dicas para evitar golpes no Dia das Mães
- Compre em sites conhecidos e pesquise a reputação de novas lojas;
- Evite clicar em links promocionais por e-mail. Prefira digitar o endereço no navegador;
- Desconfie de promessas de entrega muito longas ou pagamentos antecipados;
- Verifique se há mais de uma opção de pagamento. Poucas opções podem indicar golpe;
- Preços muito abaixo do valor médio do mercado são sinal de alerta;
- Cuidado com perfis novos ou sem verificação nas redes sociais;
- Use cartões virtuais em compras online, se possível;
- Confira o valor antes de digitar a senha na maquininha;
- Nunca entregue seu cartão a terceiros;
- Antes de pagar com Pix ou boleto, confirme os dados do destinatário.
A recomendação é reforçar a atenção e não se deixar levar por apegos emocionais em datas comemorativas. “Os golpistas se aproveitam da pressa e da emoção para aplicar fraudes. O melhor presente é a compra consciente e segura”, finaliza Faria.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar