
Nesta terça-feira (13), cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas vão receber uma notificação no aplicativo ou site do Meu INSS informando sobre descontos realizados por associações e sindicatos em seus benefícios — valores que, segundo o INSS, poderão ser reembolsados caso não tenham sido autorizados.
A consulta inicial permitirá apenas saber se houve desconto. Já a partir desta quarta-feira (13), os segurados poderão verificar o valor total passível de devolução e iniciar o pedido de reembolso.
Os valores serão devolvidos somente se for comprovado que o aposentado não autorizou a cobrança. A devolução abrange descontos feitos entre março de 2020 e março de 2025, conforme prevê a regra de prescrição de cinco anos.
Veja também:
- Pagamento do Bolsa Família de maio começa na próxima segunda
- Nova Faixa 4 do MCMV amplia acesso à classe média
- Nova lei assegura direitos a pacientes com fibromialgia
Como será o processo
O pedido de devolução poderá ser feito pelo próprio aplicativo ou site do Meu INSS, com login via conta Gov.br. Também é possível obter informações por telefone, na Central 135.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, o sistema funcionará em duas etapas:
- Dia 12/03: o sistema indicará apenas a existência de descontos associativos.
- Dia 13/03: serão exibidos o valor e a entidade responsável, com a opção de pedir reembolso.
O aposentado precisará declarar que não autorizou os débitos. Em seguida, o INSS notificará a entidade responsável, que terá 15 dias úteis para apresentar um comprovante de filiação. Caso não o faça, deverá ressarcir o valor ao INSS, que então repassará ao segurado por folha suplementar, diretamente na conta bancária onde o benefício é depositado.
Cuidado com golpes
O INSS alerta: não envia mensagens com links por WhatsApp, SMS ou e-mail e não realiza ligações pedindo dados pessoais. O acesso deve ser feito apenas pelo app ou site oficiais.
Alternativas de atendimento
O INSS estuda utilizar as agências dos Correios e da Caixa Econômica Federal para facilitar o atendimento presencial. Ambas as instituições confirmaram, por nota, que estão prontas para colaborar com o processo.
Como acessar o Meu INSS e criar conta Gov.br
Para consultar ou solicitar a devolução, o aposentado precisa ter uma conta Gov.br com nível de segurança prata ou ouro. O login deve ser feito pelo app ou site do Meu INSS. A criação da conta pode ser feita de forma rápida pelo app Gov.br, com validação por biometria facial ou internet banking de bancos parceiros.
A senha deve ter:
- 8 a 70 caracteres
- Letra maiúscula e minúscula
- Pelo menos um número
- Um símbolo (ex: @, #, !)
Após criada a conta, o usuário poderá acessar o Meu INSS, visualizar notificações e solicitar reembolso, caso se enquadre nos critérios estabelecidos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar