Você sabia que basta a lanterna do seu celular para saber se um ovo está próprio para consumo? É isso mesmo! Segundo o Informe Brasil, esse truque é surpreendentemente eficaz.
O processo é muito simples: encoste a lanterna do celular à casca do ovo e observe. Se o ovo estiver fresco, ele vai iluminar-se como uma lâmpada. Já se o ovo permanecer escuro, é sinal de que está estragado e impróprio para consumo.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Descubra fruta que supera açaí e é eleita 2ª melhor do mundo
- Site elege as 10 piores comidas brasileiras; confira lista!
A explicação para isso é que, com o tempo, a membrana que envolve a gema e a clara do ovo vai se tornando mais espessa e opaca. Isso impede que a luz passe através do ovo, deixando-o escuro.
Portanto, se você quiser saber se um ovo está estragado, basta usar a lanterna do seu celular. É um teste rápido e fácil que pode te ajudar a evitar problemas de saúde.
Como evitar que o ovo apodreça
Na maioria das vezes, o ovo já está estragado quando compramos. Porém, existem alguns cuidados que ajudam a evitar que ovos em bom estado apodreçam. Evite guardá-los na porta da geladeira. O abre e fecha da porta deixa o alimento mais suscetível à variação de temperatura, o que favorece o crescimento de bactérias.
Para as receitas que pedem ovos em temperatura ambiente, retire o ingrediente da geladeira alguns minutos antes de utilizá-lo, mas não deixe fora da refrigeração por mais de meio hora. Outro cuidado é evitar lavar os ovos antes de armazená-los, pois a água remove a camada protetora natural que ajuda a manter a frescura do alimento e a proteger contra a entrada de bactérias.
Por último, olhe sempre a validade dos ovos antes de comprar. Quando armazenados dentro da geladeira, eles podem durar até 30 dias além do vencimento. Mas antes de consumir, não se esqueça de checar a qualidade do alimento usando a técnica que ensinamos anteriormente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar