
Ovos de chocolates e crianças fantasiadas de coelho são característicos do período da Páscoa, mas afinal, o que esses personagens marcantes têm a ver com o feriado cristão que celebra a ressurreição de Jesus?
Quem explica é o professor de filosofia da Universidade de Brasília (UnB), Marcos Aurélio. Segundo ele, o ovo é um símbolo antigo de renovação e nascimento. “O ovo significa aquilo que há de mais simples, o ponto de partida da vida. E, ao mesmo tempo, o ovo tem a ver com a renovação, renascimento, que é o ciclo que vai se renovando”, afirma.
Outro símbolo importante nas tradições cristãs é o Círio Pascal, uma vela grande que representa a vitória da luz sobre as trevas. “Ela traz a luz, que significa a vitória da vida sobre a morte. A vida é luz. Mas ele é muito restrito às igrejas”, explica o professor.
Veja também:
- Escola arrecada mais de uma tonelada de alimentos para doação
- O que fazer com os ramos depois da procissão e da missa?
- Chocolate causa espinhas? Dermatologistas explicam
Então, de onde vem o coelho?
A imagem do coelho como entregador de ovos de chocolate pode parecer sem sentido à primeira vista principalmente quando se considera o fato de que coelhos são mamíferos e, portanto, não são capazes de botar ovos. No entanto, segundo Marcos Aurélio, a associação é simbólica, não literal.
“Os dois são símbolos de renovação, de fertilidade, então eles acabaram vindo associados”, diz.
Em algumas lendas populares, inclusive, o coelho teria sido o primeiro a presenciar a ressurreição de Cristo, tornando-se mensageiro do milagre e encarregado de anunciar a boa nova com ovos representando a vida que renasce.
A origem cristã permanece
Embora os símbolos populares tenham ganhado espaço ao longo dos séculos, principalmente por conta do apelo comercial do período, a Páscoa é considerada a mais importante celebração cristã. É a partir dela que se definem outras datas do calendário litúrgico, como o Corpus Christi e o Pentecostes.
No fim das contas, seja pelos símbolos religiosos ou pela doçura dos chocolates, o espírito da Páscoa permanece o mesmo: a renovação da vida, da fé e da esperança.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar