Alguns casos inusitados de falta de respeito contra autoridades policiais têm acontecido vez ou outra pelo Brasil e mundo afora. Um desses casos aconteceu neste final de semana em Marabá no sudeste paraense.

Uma das ocorrências que chamaram a atenção no último final de semana foi a de um homem que após todos os ânimos serem apaziguados em um estabelecimento, mostrou o dedo do meio para um policial militar e o chamou de "pau no c*", gesto e expressão que se tratam de obscenidades. O fato inusitado aconteceu na Vila Sororó, zona rural de Marabá, na madrugada de domingo (26).

De acordo com informações da guarnição que foi vítima da situação, era por volta de 1h30 da manhã de domingo quando os agentes Márcio Leite em companhia do Soldado Igor Augusto foram acionados via Niop para resolverem uma contenda entre a proprietária de um estabelecimento comercial de vendas de bebidas alcóolicas e dois clientes. A denúncia era de que os homens não queriam pagar a conta.

Ao chegar ao local, os homens da lei abordaram José Luiz da Silva França e Nilton da Silva Melo, ambos então se prontificando a pagar a conta do bar. Logo em seguida, José Luiz pegou a moto sinalizando sua saída do local e Nilton Melo subiu na garupa. Neste momento Nilton da Silva Melo levantou o dedo do meio em direção ao policial Márcio Leite chamando-o de "pau no c*".

Caso inusitado aconteceu na Vila Sororó
📷 Caso inusitado aconteceu na Vila Sororó |Reprodução

Imediatamente os policiais saíram em diligência indo trás dos homens de moto a fim de interceptar o veículo ao qual o piloto não quis parar. Durante a perseguição o condutor da moto perdeu o controle do veículo vindo a resultar na queda de ambos. José Luiz da Silva França sofreu escoriações leves no braço.

Os dois foram levados para o posto da Polícia Rodoviária Federal onde constatou-se que José Luiz, ao fazer o teste do bafômetro, estava com teor alcoólico elevado além de não ter a carteira nacional de habilitação. Ambos foram levados para a delegacia.

CRIME PREVISTO NO CÓDIGO PENAL

Lembrando que a situação de chamar o policial de "pau no c*", poderia ser enquadrada como desacato, segundo a Constituição de 1988.

O crime de desacato ocorre quando  alguém  ofende um funcionário público que está exercendo seu trabalho. Está previsto no artigo 331 do Código Penal e trata-se de crime da competência dos juizados especiais criminais.  

Desacato

        Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

        Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.

O homem desrespeitoso foi levado para a delegacia em Marabá Foto: Michel Garcia

MAIS ACESSADAS