O Dicionário Priberam define a honra como o conjunto de ações e qualidades que fazem com que alguém seja respeitado, apresentando ainda como sinônimos as expressões dignidade, honradez, probidade e retidão. Enquanto a calúnia e a difamação atingem a honra objetiva, a injúria atinge a honra subjetiva.

E não é todo homem que consegue se controlar quando a sua honra é atacada. Um caso assim aconteceu em Parauapebas no sudeste paraense. Um homem atacou o seu vizinho com um canivete por este o tê-lo chamado de "corno".

Francisco Jorge dos Santos, 57 anos, apoderou-se de um canivete e desferiu vários golpes em Franklin Araújo Pontes, 30 anos. segundo Francisco, a ação violenta foi em defesa da honra dele e de sua família.

De acordo com os policiais militares sargento Mendonça e soldado Severiano, que apresentaram Francisco Jorge à Delegacia de Polícia Civil, o caso aconteceu por volta das 16h50 da última quarta-feira (3), na esquina das ruas Bom Jardim e Floriano Peixoto, no Bairro Bela Vista, complexo da VS-10.

Veja também!

Polícia do Pará prende três membros de facção no Maranhão

PRE apreende carreta carregada de estacas na PA-150

Forte chuva deixa bairros de Marabá sem energia elétrica

Conforme relato dos homens da lei, a guarnição estava em patrulhamento pela Avenida Bom Jardim, quando avistou uma aglomeração à altura da Rua Floriano Peixoto, momento em que os policiais procuraram saber o que ali estava acontecendo.

Eles foram informados que um homem havia acabado de tentar matar outro com um canivete e que o mesmo estava tentando fugir em uma motocicleta.

Em diligência pelas imediações, os policiais localizaram o acusado e ao fazer busca pessoal encontraram a arma utilizada no crime em seu bolso, enquanto a vítima se encontrava com vários cortes na cabeça, rosto e no peito.

Diante da situação, a guarnição acionou o Samu, que fez o atendimento de urgência na vítima e a encaminhou para o hospital municipal, e foi dada voz de prisão ao acusado, que em seguida foi conduzido e apresentado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas e liberado ontem. (Com informações de Pebinha de Açúcar)

Francisco Jorge dos Santos, 57 anos, não gostou de ser chamado de corno e atacou o vizinho Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS